Correio dos Campos

PCA de agosto confirma recuperação de margem dos bares e restaurantes

Inflação da alimentação fora do lar fica acima da média no mês, mas acumulado dos últimos doze meses ainda mostra forte defasagem
14 de setembro de 2022 às 18:16
(Foto: Wilian Ferreira)

COM ASSESSORIAS – Aos poucos, a melhora do ambiente econômico vem permitindo que os bares e restaurantes comecem a recuperar as perdas inflacionárias do período de pandemia. O IPCA de agosto, divulgado nesta sexta-feira (09) pelo IBGE, trouxe um aumento de 0,89% na alimentação fora do domicílio, contra uma deflação de -0,36% no índice geral e com a inflação da alimentação dentro do domicílio quase zerada (0,01%).

Apesar do aumento expressivo no mês, mostrando que os restaurantes conseguiram algum fôlego para recuperar as perdas nos preços dos cardápios, o acumulado dos últimos doze meses ainda é desfavorável para os estabelecimentos: aumento de 8,73% na média de inflação e 15,63% na alimentação dentro do lar, contra apenas 7,75% nos bares e restaurantes.

“Nos três últimos meses conseguimos recuperar um pouco o fôlego, repassando para os cardápios uma pequena parte da defasagem acumulada nos preços. É bom lembrar que nos últimos 12 meses os alimentos e bebidas, nossos principais insumos, subiram 13,43%, contra os 7,75% de aumento nos cardápios. Ainda é uma defasagem grande. Mas pouco a pouco vamos nos recuperando, tanto que temos hoje quase metade dos estabelecimentos trabalhando com lucro e apenas 19% realizando prejuízo, a menor marca desde o começo da pandemia”, diz o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci.