Correio dos Campos

Alunos e professores da rede municipal entram em férias

Aproximadamente 32 mil alunos e 2,6 mil professores terão recesso escolar de 11 a 26 de julho; retorno será no dia 27 para professores e dia 28 para os estudantes
7 de julho de 2022 às 19:21
(Foto: Divulgação / PMPG)

COM ASSESSORIAS – Alunos e professores da rede municipal de ensino de Ponta Grossa entram em recesso escolar a partir da próxima segunda-feira, dia 11 de julho. O retorno das atividades escolares será no próximo dia 27 para os 2,6 mil docentes e no dia 28 para os 32 mil estudantes. As 156 unidades escolares continuarão abertas, com os demais servidores e trabalhadores contratados atuando em escalas.

O primeiro semestre representou grandes desafios e também importantes avanços para a nossa Educação, avalia a secretária da pasta, professora Simone Pereira Neves. “Cada um dos profissionais da educação buscou se superar, em cada uma das funções exercidas na Secretaria Municipal de Educação. Retornamos ao ensino presencial de maneira segura e tivemos sucesso nessa atitude, sempre cercados de cuidados. Realizamos a recomposição do quadro de professores, serventes e auxiliares em diversas funções, além de concursos públicos para três cargos. Avançamos muito na formação continuada dos profissionais e na recomposição da aprendizagem de nossos alunos, prejudicada pela pandemia, bem como na estruturação de projetos na área de tecnologia. Teremos ainda um segundo semestre com muitas realizações, como o Congresso de Educação e a Feira do Livro, a retomada de nossos desfiles comemorativos e os diversos desafios pedagógicos que estamos conduzindo, sempre juntos, com cada profissional do ensino”, analisa Simone.

Último dia

Nesta sexta (08), último dia de aulas presenciais, e também ao longo da semana, diversas unidades escolares aproveitam o dia para realizar festividades, confraternizações e atividades lúdicas com as crianças – de brincadeiras a apresentações artísticas.

Vera Lúcia Kovalski, coordenadora pedagógica da Escola Dércia do Carmo Noviski, no Cará-Cará, conta que a equipe gestora e os professores optaram por um projeto de encerramento do semestre no qual os alunos participaram de uma ‘Caça ao tesouro’, brincando e buscando pistas para resolver enigmas propostos na atividade. “Dentro do tema festas juninas, conseguimos envolver todos os componentes curriculares, proporcionando um dia lúdico onde eles brincaram, aprenderam e retomaram o que já tinham visto em sala de aula. Eles exploraram os espaços da escola e realizaram várias atividades referentes ao tema. Ao final, encontraram o tesouro e montaram um painel, solucionando o enigma e recebendo uma medalha”, relata a pedagoga.

Atividades em família

Durante as férias escolares, uma das sugestões da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação é que as famílias realizem atividades que envolvam o núcleo familiar. “Esta é uma ótima oportunidade para partilhar com toda sua família e amigos a alegria de exercitar o lado criativo e criar planos incríveis para realizar com todos; atividades diferentes, que sejam atrativas e, ao mesmo tempo lúdicas, como brincar de esconde-esconde, pular amarelinha, brincar de roda ou dançar. Pintar e desenhar também são excelentes opções para aproveitar o período de recesso escolar”, indica a coordenadora de Educação Infantil, Daniele Jonko.

Retorno

O retorno dos professores será no dia 27 de julho, quarta-feira, um dia após o feriado municipal de Nossa Senhora de Sant’Ana. No dia 28 será o retorno para os estudantes de toda a rede municipal.