Correio dos Campos

Festival de Inverno premia vencedores

Etapa final aconteceu no Cine-Teatro Ópera, no sábado e domingo
21 de junho de 2022 às 14:52

COM ASSESSORIAS – A segunda edição do Festival de Inverno de Ponta Grossa foi um verdadeiro sucesso, avalia o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal. Para a etapa final, que aconteceu no sábado e domingo (18 e 19) foram classificados os seis participantes com maior pontuação em cada uma das três categorias, considerando as notas dos candidatos nas etapas classificatórias. O concurso reuniu cantores e cantoras solo, duplas e trios nas categorias sertanejo autoral, sertanejo raiz e sertanejo universitário, com premiação de até R$ 4 mil em cada categoria, totalizando R$ 21 mil em prêmios. Também houve entrega de troféus para melhor caracterização, prêmio superação e prêmio revelação.

No encerramento do evento, a prefeita Elizabeth Schmidt destacou a importância do festival de música sertaneja. “Acreditamos que é um evento que vai se consolidando para ser ainda maior e receber mais músicos, levando cultura descentralizada aos ponta-grossenses”, frisa. Além de premiação, o encerramento teve show da dupla de Kelvin e Kauan.

As etapas classificatórias do Festival aconteceram em quatro bairros da cidade, no Santo Antônio, Santa Maria, Olarias e Ronda, reunindo mais de 70 inscritos nas três categorias. “A Secretaria de Cultura, com apoio das secretarias de Turismo e de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, analisa como muito positivo o resultado do evento, que foi um encontro dos músicos da nossa cidade e da região dos Campos Gerais, já que era uma edição aberta para todo o estado”, aponta o secretário de Cultura.

Ele avalia que a música sertaneja, como uma expressão da música nacional, foi muito bem representada nas seletivas e no palco da grande final no Cine-Teatro Ópera. “Músicos de alto gabarito se apresentaram, além de músicos amadores que tiveram oportunidade de se apresentarem em um evento oficial pela primeira vez também. Os nossos jurados eram profissionais com formação e vasta experiência e apontaram a dificuldade de selecionar os melhores músicos”, explica.

Premiados do Concurso de Música Sertaneja

Sertanejo Autoral

1º lugar – Geordani Geordani Castilho –Violeiro Cantador

2º lugar – Fabinho e Bonny – Por Você (Aimee)

3º lugar – Mateus Poncheki – Nem por onde eu tô

Sertanejo Raiz

1º lugar* – Letícia da Viola – Cheiro de Relva

1º lugar* – Lucélia e Adriana – Contemplando o Pantanal

3º lugar – Jeferson Araujo – Romaria

Sertanejo Universitário

1º lugar – Henrique e Santiago – Meu Segredo

2º lugar – Ediane e Loilson -Jeito de Mato

3º lugar – Naton – Facas

Caracterização

Ediane e Loilson – Jeito de Mato

Revelação

Mateus Poncheki – Nem por onde eu tô

Superação

Izaltino Gaiteiro – Bugiu de Ponta Grossa

Jeferson Araujo – Romaria

Vermelho – Linda Princesa

* Na categoria Sertanejo Raiz ocorreu empate na média final e em todos os critérios de desempate estipulados no edital, assim, foi definido entre os jurados e os organizadores, pela soma dos prêmios de primeiro e segundo lugares e divisão deste montante entre as participantes que ficaram com a mesma nota.