Correio dos Campos

Comércio espera crescimento de 23% nas vendas neste Dia das Mães

Expectativa de vendas foi revelada pela pesquisa Faciap/Datacenso realizada nesta semana em cinco regiões do Estado
29 de abril de 2022 às 18:55
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – Pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) aponta uma expectativa de aumento de 23,6% em Ponta Grossa nas vendas neste período que antecede o Dia das Mães, segunda data comercial mais importante para o varejo. A expectativa em Ponta Grossa é superior à média estadual, segundo a mesma pesquisa, que aponta um índice de 19% de aumento nas vendas no período.

Realizado pela Datacenso, o levantamento envolve quinhentos empresários de Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão, entre os dias 25 e 27 de abril. A margem de erro é de 4%.

O objetivo da pesquisa é detectar a impressão dos empresários neste cenário de expansão da atividade comercial e de expectativas com relação à retomada da economia.

A maioria dos empresários ouvidos disse que o fim da pandemia e a vacinação anti-covid e suas variantes estão contribuindo com o aumento do movimento e das vendas no comércio. Além disso, a liberação do FGTS e a primeira parcela do 13° dos aposentados também devem influenciar positivamente nas vendas. Ponta Grossa e Cascavel são as regiões onde os empresários demonstraram mais otimismo.

Economia nacional

Em relação à economia nacional, 29% dos entrevistados em todo o Estado mostraram-se preocupados, 36% esperançosos e 30% aguardam a evolução do cenário econômico. Em Ponta Grossa, de acordo com o levantamento da Datacenso, 35% afirmam estar esperançosos, 38% dizem estar aguardando a evolução do cenário econômico, enquanto que 28% se mostram preocupados.

O Índice de Confiança do Comerciante (ICC), que avalia o entusiasmo em relação à atual situação econômica do Brasil e à situação financeira dos clientes para os próximos seis meses, ficou em 148 pontos, numa escala de 0 a 200, o que demonstra os lojistas mais confiança na melhoria das vendas.

Investimentos

Para o presidente da Faciap, Fernando Moraes, o estudo revela um comerciante mais esperançoso e apostando num desempenho bem melhor que o ano passado. “Nos últimos dois anos de pandemia, os comerciantes passaram a data com as lojas fechadas e com horários restritos, o que fizeram as vendas despencarem. Neste ano o cenário é diferente, a recuperação gradual da economia, provocada pela reabertura definitiva do comércio, pela vacinação e também, agora, pelo fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados contribuem diretamente na melhora do movimento e das vendas no comércio”, afirma.

Sua opinião é ratificada pelo CEO do Grupo Datacenso, Claudio Shimoyama, que destaca, também, que a liberação do FGTS e a antecipação do pagamento do 13º salário dos aposentados são fatores que também podem potencializar as vendas neste Dia das Mães.

A pesquisa completa pode ser acessada aqui.