Correio dos Campos

Elizabeth inaugura CMEI de R$ 2,7 milhões no Athenas

6 de abril de 2022 às 09:15

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa inaugurou na tarde desta terça (05) mais um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), desta vez para a comunidade do Residencial Athenas, no Bairro Contorno. O local tem capacidade para atender até 200 alunos da Creche e da Pré-Escola, com idades de 01 a 05 anos. O CMEI Maria da Conceição Diniz Cunha, que recebeu investimentos de R$ 2,7 milhões, já encontra-se totalmente equipado e as aulas já começaram no local.

Com mais esta entrega, a Prefeitura retoma as inaugurações de unidades escolares, que estavam suspensas desde o início da pandemia de Covid-19. A última solenidade de inauguração havia sido realizada havia dois anos e um mês. A prefeita Elizabeth Schmidt comemorou a possibilidade de realizar oficialmente a entrega à comunidade – na última inauguração, ela representava o Município como vice-prefeita.

Para a prefeita, a abertura do novo CMEI representa mais oportunidades para os alunos e para a comunidade. “A escola é inclusão e a educação é liberdade. Queremos os ponta-grossenses livres para decidir o seu caminho e fazer as suas escolhas. E isso acontece somente através da educação”, afirmou a prefeita ao público, composto especialmente por familiares dos alunos matriculados no novo CMEI.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, destacou que, em pouco tempo, a Prefeitura já conseguiu reduzir a espera por uma vaga de creche. “Em apenas um ano de gestão da prefeita Elizabeth, graças a obras como a uma grande reorganização escolar, abrimos mais de 1.100 vagas de creche. Isso significa que Ponta Grossa está vencendo um dos maiores desafios educacionais dos prefeitos e prefeitas de todo o Brasil, que é o atendimento universal para esta população”, observa Simone.

Maria de Lourdes Huk, mãe do menino David, aprovou tudo no CMEI. “Gostei muito do CMEI, principalmente porque a diretora é muito querida e todos tratam a gente muito bem, é a primeira vez que vejo algo assim. É bonito, organizado, caprichado e cuidam dos filhos da gente. Gostei do CMEI da minha vila”, resume Maria.

Também presente na solenidade, o deputado federal Sandro Alex comemorou o retorno da rotina escolar e os investimentos realizados. “Durante os últimos anos sentimos muito a falta deste som, que é o burburinho da presença das crianças nas nossas escolas e CMEIs. Isso fez muita falta, mas felizmente está de volta. E a prefeita segue investindo nas nossas crianças, está aí o agasalho, os tênis, e também o carinho das professoras. São muitos investimentos neles que são a nossa prioridade”, disse o deputado.

Obra

Atualmente estão sendo atendidos 106 alunos nas turmas do Infantil 1, 2, 3, 4 e 5, das comunidades do Roma, Athenas e Itapoá. São 18 funcionários, entre professores, coordenadora pedagógica, diretora, merendeira, auxiliar de merendeira, escriturária, estagiárias e serventes escolares. A área de 1,5 mil metros quadrados conta com 10 salas de aula com espaços iluminados e arejados, com solário e iluminação natural. Lactário, fraldário, banheiros adaptados, sala para os professores, coordenação, secretaria, depósitos, sala multiuso para biblioteca e brinquedoteca, lavanderia, refeitório, pátios cobertos e abertos em áreas internas e externas, além de cozinha equipada com todos os utensílios e produtos eletroeletrônicos necessários para alimentar todas as crianças.