Correio dos Campos

Prefeitura libera consulta de agendamento para nova etapa de vacinação pediátrica

Nova etapa será realizada na quarta (26) para as criança cadastradas dos grupos prioritários e o grupo geral da faixa etária de 11 anos
25 de janeiro de 2022 às 10:58

COM ASSESSORIAS – Nesta sexta-feira (21), a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde, inicia a vacinação contra covid-19 para o público infantil, de 05 a 11 anos. Com o quantitativo de 2000 doses, serão contempladas nessa primeira ação as crianças cadastradas de 5 a 11 anos dos grupos prioritários (comorbidades, deficiência permanente, quilombolas e indígenas), e parte das crianças do grupo geral da faixa etária de 11 anos, divididos da seguinte forma: 554 prioritários e 1446 crianças de 11 anos.

Para este agendamento, foram considerados os cadastros realizados até às 18h do dia 24/01. Os cadastros realizados após esta data e demais faixas etárias serão contemplados nas próximas ações.

Nesta data, a vacinação vai acontecer em um espaço exclusivo para aplicação do imunizante em crianças, no Centro de Convenções e Avivamento, na Rua Maria Rita Perpétuo da Cruz, próximo ao Parque Linear, em Oficinas, das 9h às 20h. O comprovante do agendamento, com horário da aplicação, está disponível para consulta no mesmo link do pré-cadastro (ou aqui pelo link), informando o CPF do responsável cadastrado, documento informado da criança e data de nascimento.

Seguindo orientações do Ministério da Saúde, é importante que os pais ou responsáveis considerem um intervalo de 20 minutos após a aplicação, em que as crianças permanecerão no local para observação. A FMS ainda reforça que as crianças estejam acompanhadas de apenas um responsável e cheguem com 5 minutos de antecedência do horário agendado, para evitar aglomerações.

Na primeira ação de vacinação das crianças, do total de doses agendadas, foram vacinadas 1.287 crianças, sendo 337 do grupo prioritário e 950 não prioritários. Do total previsto para o primeiro dia, 1485 não compareceram ou haviam marcado grupo prioritário equivocadamente, ficando para outra etapa conforme a faixa etária.

Declaração médica

A Fundação Municipal de Saúde reforça que para as crianças com comorbidades será necessário apresentar uma declaração médica no momento da vacinação, então os pais ou responsáveis já podem ir providenciando o documento. No momento do pré-cadastro, será preciso apenas indicar qual a comorbidade, para controle do Setor de Imunização, mas o atestado será exigido apenas na hora da vacinação.

Autorização

Da mesma forma como ocorreu com os adolescentes, menores de 18 anos devem ter autorização de pais ou responsáveis para a aplicação da vacina. Esta autorização pode ser dada verbalmente com a presença de um dos responsáveis no momento da vacinação ou através de declaração de autorização impressa (modelo disponível para anexo no pré-cadastro).

Agendamento

O pré-cadastro disponível continuamente pelo site.