Correio dos Campos

Alunos do Sepam comemoram aprovações no Processo Seletivo Seriado da UEPG

Colégio conquistou primeiros lugares nos cursos de Direito, Odontologia e Zootecnia, além de duas vagas para o curso de Medicina
16 de dezembro de 2021 às 09:34
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Colégio Sepam realizou, na tarde desta quarta-feira (15), o tradicional trote aos calouros da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que foram aprovados na instituição por meio do Processo Seletivo Seriado (PSS). O resultado da terceira etapa da prova foi divulgado hoje. Com os desempenhos obtidos nas três fases do exame, os alunos que conquistaram a pontuação necessária poderão saltar do Ensino Médio direto para o Ensino Superior.

Os alunos do Sepam registraram aprovações em Medicina, Odontologia, Direito, Agronomia, Engenharia Civil, Educação Física, Engenharia da Computação, Farmácia, Pedagogia, Matemática e Zootecnia. Na área da Saúde, foram seis estudantes aprovados, com destaque para o curso de Medicina, com dois aprovados, e o primeiro lugar em Odontologia. Dois alunos também conquistaram as primeiras colocações nos cursos de Direito e Zootecnia.

A estudante, Isadora Camargo, foi quem conquistou a primeira colocação entre os aprovados em Odontologia. De acordo com a jovem, o fato de ter estudado no Sepam desde o 9º ano contribuiu para seu desempenho nas provas. “Como o PSS é feito desde o 1º ano do Ensino Médio, o fato de estar no Sepam desde essa época me ajudou muito, porque consegui desenvolver um ritmo de estudos e aprendi a estudar. Passar no vestibular é uma sensação muito gostosa. É uma forma de alívio”, sustenta Isadora.

Isabella Hellmann Acras foi uma das aprovadas em Medicina na UEPG por meio do PSS. Moradora de Ponta Grossa, a jovem conta que a conquista é um marco para sua família, já que poderá ingressar no curso desejado e estar perto dos pais. De acordo com Isabella, o desejo de cursar Medicina surgiu, primeiramente, por influência de familiares, que também são médicos, e principalmente, pelo desejo de poder ajudar outras pessoas. Para ela, o aprendizado adquirido no Sepam foi essencial para a conquista.

“Como o PSS é feito em três anos diferentes, é necessário um esforço constante. No Sepam, eu tive todo o apoio dos professores, especialmente nestes anos de pandemia, pois sempre consegui assistência e me comunicar com eles, mesmo que de forma on-line, sobre as dúvidas. Quando ouvi meu nome na transmissão do resultado, fiquei muito feliz, porque por mais que eu soubesse que tinha boas pontuações, ainda assim, estava com medo”, ressalta Isabella, que também foi aprovada no curso de Medicina da Universidade Positivo.

Quem participou das comemorações junto aos alunos foram alguns pais. Gracielli Fischer foi uma das que não quis deixar de prestigiar a filha, Isabela Fischer, que conquistou a primeira colocação em Direito (matutino). Segundo Gracielli, a filha ingressou no Colégio no primeiro ano do Ensino Médio e o resultado obtido nas provas demonstra, além do comprometimento de Isabela, a eficiência no ensino do Sepam.

“O Colégio é família. Além de apoiar os estudos, a instituição também incentiva o desenvolvimento pessoal e emocional dos alunos. Tudo isso foi muito importante para o suporte que a Isabela precisava”, comenta Gracielli, que viu a filha comemorar a aprovação na UEPG duas vezes neste ano. A outra foi resultado do desempenho no vestibular de primavera da UEPG. No total, seis alunos do Sepam conseguiram a pontuação necessária para ser aprovado em Direito pelo PSS da Universidade.

Para o coordenador do Sepam Vestibulares, Yuri Sócrates, o resultado final entre os alunos foi satisfatório. “Tivemos primeiros lugares em cursos bem concorridos. Percebo na alegria dos alunos e na confiança que depositam nos professores que o trabalho desempenhado pela equipe pedagógica está sendo qualitativo, principalmente por conta do período atípico em que vivemos, cheio de incertezas. Parabenizamos o empenho dos alunos para poder encarar esse período tumultuado da História e, também, os pais. O trabalho é feito em conjunto: alunos, professores e a presença da família é essencial”, diz o professor.

Durante a ação de acolhida aos calouros, os aprovados passaram por uma linha de montagem da sujeira, envolvendo um banho de lama. Segundo Yuri, a ação é feita como uma forma de comemorar os resultados obtidos e proporcionar alegria aos futuros estudantes da UEPG. Ao longo de toda a história de processos seletivos para o ingresso na UEPG, o Sepam conquistou 66 vagas das 140 disponíveis, desde 2008.