Correio dos Campos

Palestra em colégio estadual retrata imigração no Paraná

7 de dezembro de 2021 às 18:05
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A vinda de imigrantes para residir no estado paranaense é tema de duas palestras ministradas pelo jornalista Diego Antonelli nesta terça-feira, 07, a partir das 13h, no Colégio Estadual Senador Correia. A proposta da ação educativa “A imigração e a formação da identidade cultural no Paraná” é promover o conhecimento sobre a história regional através da imigração no Paraná, que foi tão presente e marcante que passou a ser elemento da identidade do estado.

O levantamento e a pesquisa da palestra são resultados da produção do livro “Vindas – memórias da imigração – Volume II”. “Contar essas histórias para as novas gerações é importante para criar uma relação de empatia com novos imigrantes que possam chegar na nossa região”, explica Antonelli, um dos autores das duas edições do livro e ministrante da oficina.

A palestra faz parte da do projeto “Vindas – memórias da imigração – Volume II”, da jornalista e escritora Alessandra Perrinchelli Bucholdz, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, patrocínio da Copel e Caminhos do Paraná e promoção da ABC Projetos Culturais. Esta é a segunda edição do projeto que tem como principal objetivo registrar as narrativas de imigrantes que vieram para o Brasil nas primeiras décadas do século passado com o objetivo de colonizar o estado paranaense.

O Paraná é um dos estados que mais recebeu historicamente imigrantes em seu território — são quase 30 etnias diferentes, o que justifica ser chamado de “xadrez cultural”. Os imigrantes deixaram seus países de origem para arriscar a construção de uma vida nova em um território completamente desconhecido por eles. “Para podermos entender a realidade atual é necessário conhecermos nosso passado. Quando abordamos a questão étnica junto aos estudantes, a ideia é exatamente mostrarmos a importância dos nossos antepassados neste contexto”, relata Antonelli.