Correio dos Campos

Escola de PG vence o Prêmio Sesi com o melhor projeto sustentável do PR

Projeto da Escola Municipal João Maria Cruz é reconhecido como a melhor iniciativa do estado e vence o Prêmio Sesi Peça por Peça 2021; escola também recebeu o Selo Sesi ODS
25 de novembro de 2021 às 18:11

COM ASSESSORIAS – Já reconhecido entre os dez melhores do Paraná no ‘Prêmio Sesi Peça por Peça 2021’, o projeto ‘Eu sou João, eu sou Maria, cuido do mundo e da família’, da Escola Municipal João Maria Cruz, em Ponta Grossa, conquistou agora o 1º lugar entre todas as iniciativas avaliadas pelo Serviço Social da Indústria. O reconhecimento, revelado nesta quinta (25), empodera a unidade como autora da melhor iniciativa sustentável para a transformação do ambiente escolar em todo o Estado do Paraná.

O projeto da escola reúne uma série de práticas sustentáveis para o dia a dia da própria unidade, sempre com o envolvimento ativo dos alunos, como horta orgânica, coleta e uso racional da água, coleta de óleo usado, reciclagem de tampinhas, entre outras, que renderam à escola o troféu de melhor projeto sustentável escolar do Paraná.

O título garantiu a premiação de mais R$ 5 mil, que serão investidos em novos equipamentos e recursos para a manutenção e continuidade do projeto. Anteriormente, em julho de 2021, a escola já havia recebido R$ 3 mil por figurar entre as dez melhores iniciativas do prêmio, revertidos na compra de um irrigador por gotejamento, carrinhos de mão e extratores de ervas daninhas, entre outras ferramentas.

“Toda a rede municipal e a cidade de Ponta Grossa devem ficar muito contentes, porque este reconhecimento é uma amostra do compromisso e do trabalho que a escola pública municipal está realizando”, afirma a secretária de Educação de Ponta Grossa, professora Simone Pereira Neves. “Este é o resultado do compromisso, do envolvimento e da dedicação da equipe gestora em conjunto com os funcionários e familiares em benefício do aluno. A participação da família é evidente no dia a dia e assim a força do ensino e da aprendizagem ganham mais significado para a criança e os resultados aparecem”, considera Simone.

A diretora da unidade, Eliana Gualberto Carvalho, destaca o esforço dos alunos, que estão sendo exemplos de sucesso na sustentabilidade. “Foi uma alegria muito grande para a escola, funcionários e pais. É um orgulho tão grande ver as crianças felizes pelo seu protagonismo no projeto! Os nossos alunos são multiplicadores desse projeto e é isso que nos alegra”, afirma Eliana.

A articuladora de projetos do Sesi, Glaucia Wesselovicz, destaca que todo o corpo técnico do prêmio Sesi elogiou a iniciativa da escola e fala sobre o significado da vitória para a Educação em Ponta Grossa. “A escola agora se torna referência de projeto sustentável em todo o estado. É um projeto bem desenvolvido de um trabalho muito coordenado com a equipe”, finaliza Glaucia.

SELO SESI

O Sesi revelou também nesta quinta-feira (25) as iniciativas vencedoras do ‘Selo Sesi ODS 2021’, o qual visa reconhecer projetos que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Escola Municipal João Maria Cruz, que já havia recebido o selo em 2019, garantiu novamente o reconhecimento oferecido pelo Serviço Social da Indústria.