Correio dos Campos

Artistas de Ponta Grossa podem se candidatar a bolsas de qualificação cultural

São mais de 370 bolsas disponíveis para qualificação em diversas áreas. Inscrições vão até 04 de outubro
30 de setembro de 2021 às 14:08

COM ASSESSORIAS – Artistas de Ponta Grossa já podem se candidatar a uma das 372 vagas disponibilizadas para o Município através do Programa Bolsa Qualificação Cultural – Lei Aldir Blanc 2021. As inscrições podem ser feitas até o dia 04 de outubro.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura (FMC), Alberto Portugal, o programa de bolsas é uma ótima oportunidade para a ampliação dos conhecimentos da comunidade artística da cidade, uma vez que são disponibilizados conteúdos em diversas áreas. “São cerca de 10 cursos com duração de 120 horas nas áreas audiovisual, literatura, culturas populares, entre outros, sendo que os alunos recebem bolsas de mil reais durante o período de 3 meses. É uma ótima opção para quem deseja se qualificar ainda mais dentro do setor cultural”, destaca.

Qualificação

O Programa Bolsa Qualificação Cultura é desenvolvido pela Secretaria de Estado Comunicação Social e da Cultura (SECC), por meio da Superintendência-Geral da Cultura, e será operacionalizado em Ponta Grossa em parceria com equipe técnica da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Os cursos oferecidos englobam as áreas de Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Música; Ópera; Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares; Teatro; e Técnicos.

As aulas acontecem na modalidade Ensino à Distância (EaD), porém, os interessados que não tiverem acesso à internet podem solicitar material impresso à UEPG.

As inscrições podem ser feitas até o dia 04 de outubro no link https://inscricoes.apps.uepg.br/, página que também conta com informações adicionais sobre quem pode aderir e quais os critérios necessários.

Duração

Os participantes terão pela frente 120 horas de formação, sendo que o primeiro módulo de 40 horas, comum a todos, será destinado ao aprendizado de políticas de fomento à Cultura. A cada módulo de 40 horas o participante terá o direito de receber R$ 1 mil (um mil reais), totalizando R$ 3 mil (três mil reais) ao final do programa. O recurso provém da Lei Aldir Blanc, lei federal de auxílio emergencial aos trabalhadores e trabalhadoras da Cultura no Brasil.