Correio dos Campos

Alunos do Sepam têm aula especial sobre o artista paranaense Paulo Leminski

Os estudantes participaram de uma visita on-line à exposição Múltiplo Leminski, do Museu Campos Gerais
17 de setembro de 2021 às 18:39

COM ASSESSORIAS – Os alunos do 6º ano do Colégio Pontagrossense Sepam participaram, na última semana, de uma iniciativa diferenciada do Museu Campos Gerais (MCG). A atividade consistiu em uma aula especial de Literatura focada no curitibano Paulo Leminski, um dos principais poetas brasileiros, que também atuou como compositor, jornalista, tradutor, roteirista e biógrafo.

A atividade foi contemplada pelos alunos diretamente do telão do auditório do Colégio Sepam, por meio de um passeio virtual pela exposição, com acesso às imagens em 360°. A ação faz parte do programa de interações da exposição Múltiplo Leminski, que está disponível no Museu da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) desde agosto. Os estudantes do Sepam foram os primeiros a participar da mostra de forma virtual.

A exposição mistura artes e história da poesia do Paraná, além de retratar aspectos importantes da vida profissional e pessoal de Paulo Leminski, falecido em 1989. A mediação ficou por conta do licenciado em História pela UEPG, Ricardo Enguel Gonçalves, integrante da equipe do Múltiplo Leminski, sob a coordenação da diretora de Ação Educativa do MCG, professora Patrícia Camera.

A docente do 6° ano de Literatura do Sepam, Ana Caroline Neumann, foi a responsável por planejar, juntamente com a equipe pedagógica da instituição, formas de integrar os alunos à exposição e, então, acionaram a equipe do Museu para viabilizar a visita on-line.

“Nós pensamos estrategicamente em ofertar uma aula especial aos estudantes e, para integrar também os que estudam de forma remota, decidimos viabilizar o passeio on-line. Antes de participarem da exposição, a professora Ana Caroline trabalhou entre as turmas uma contextualização sobre a vida de Paulo Leminski, para que os alunos já ficassem um pouco inteirados a respeito do artista paranaense”, ressalta a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II do Sepam, Juliana Gil.

Durante a mostra midiática, os alunos interagiram com os mediadores e se aprofundaram nos fatos importantes da vida de Paulo Leminski, por meio de imagens da exposição. Para Juliana, a ação foi fundamental neste período de pandemia, para levar conhecimento aos estudantes de forma diferenciada das tradicionais do dia a dia e, também, para estimulá-los a terem contato com as produções artísticas e literárias.

“Os alunos aproveitaram a oportunidade para conhecer as obras e para entender o que o autor representa para o Brasil e para o Paraná, assim como sua trajetória. Agradecemos a equipe do Museu e do Múltiplo Leminski que se dedicaram bastante para que a atividade acontecesse”, finaliza a coordenadora pedagógica da instituição.