Correio dos Campos

Vale-Gás tem início em Ponta Grossa

Iniciativa trocará 30 kg de material reciclável por recarga de gás de cozinha
16 de setembro de 2021 às 18:21

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), em parceria com a Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG) deu iniciou nesta quinta-feira (16) às trocas de materiais recicláveis por recargas de gás de cozinha (GLP), pelo Programa Feira Verde. O Vale-Gás tem como objetivo atender mais de 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, garantindo a segurança alimentar destas pessoas. A prefeita Elizabeth Schmidt visitou pontos de troca e entregou o primeiro Vale-Gás.

Elizabeth relata que a entrega do primeiro Cartão Gás de Cozinha é um sonho realizado. Segundo ela, muito foi trabalhado para se concretizar este momento e que o resultado será de famílias em situação de vulnerabilidade social se alimentando de maneira adequada. “Agradeço a toda a equipe da Secretaria de Agricultura e da Fundação de Assistência Social por todo o empenho em tornar este anseio em realidade. Agradeço também aos vereadores pela sensibilidade de reconhecer a importância da iniciativa para aqueles que mais precisam, aprovando o Vale-Gás”, disse a prefeita.

A Ana Maria da Luz, moradora da Palmeirinha, foi a primeira munícipe a ser beneficiada pelo Vale-Gás e recebeu o Cartão Gás de Cozinha diretamente das mãos da prefeita Elizabeth. Ana Maria, que é pensionista, levou 42 kg de recicláveis e além do Vale-Gás, levou mais 3 kg de hortifrutigranjeiros. “Eu junto, meus filhos juntam e trazem para mim. A gente não joga nada fora”, disse.

Daiana Luiz Alves, moradora do Residencial América, conta que estava ansiosa para o início do Vale-Gás, porque sua carga do botijão já está no fim. Em sua comunidade, ela foi a primeira a efetuar a troca, levando uma geladeira estragada que pesou 45 kg. “Não vi a hora de iniciar a troca, meu gás está acabando, mas agora posso ficar tranquila”, comemora a moradora.

De acordo com o secretário de Agricultura, Bruno Costa, desde o início da semana a Prefeitura divulga um passo a passo dos procedimentos necessários para a obtenção do benefício e realizar a troca dos 30 kg pela recarga do gás de cozinha. “Aos moldes do Feira Verde, são aceitos materiais recicláveis como metal, plástico, vidro, papel e o mesmo material trocado pelo Vale-Gás não poderá ser trocado por alimento. A diferença é que enquanto são necessários 4 kg de recicláveis para a troca por alimentos, para o Cartão Gás de Cozinha, são necessários 30 kg”, salienta secretário.

A prefeita informou que abrirá novamente o cadastro on-line para mais mil vagas, considerando os cadastros que não foram aprovados por não cumprirem os requisitos exigidos no Decreto. Desta forma, o munícipe interessado em realizar as trocas de recicláveis pela recarga de gás de cozinha, pode acessar o site da Prefeitura (https://pontagrossa.pr.gov.br/). “Para aqueles que têm dificuldades de manuseio de ferramentas digitais para realizarem o cadastro pela internet, podem se dirigir para qualquer unidade do Mercado da Família ou Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que contarão com o apoio necessário para efetuar o cadastro”, finaliza Elizabeth.

O Programa Feira Verde arrecada diariamente cerca de 15 mil quilos de recicláveis, por mês de execução, chega a coletar 300 mil quilos, que são retirados das comunidades e encaminhados para as associações de reciclagem da cidade.