Correio dos Campos

Prefeitura de Ponta Grossa realiza abertura da Semana da Pátria nesta sexta

3 de setembro de 2021 às 10:00

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa realiza nesta sexta-feira (03), às 14h, a solenidade de abertura da Semana da Pátria 2021, em alusão à Independência do Brasil. No mesmo horário haverá atividades simultâneas em diferentes espaços, como na sede da Secretaria Municipal de Educação, em Uvaranas, bem como em todos os CMEIs e Escolas Municipais. As comemorações, que também envolvem concursos culturais e premiações, seguem até o dia 15 de setembro, aniversário de Ponta Grossa.

Assim como no ano de 2020, visando prevenir a transmissão da Covid-19, não serão realizados os tradicionais desfiles de 7 e 15 de setembro. A abertura da Semana da Pátria também não ocorreu em 2020, mas será comemorada, mesmo com estrutura menor, adequada ao momento de pandemia. A prefeita Elizabeth Schmidt comandará o hasteamento das bandeiras nacional e municipal, com a presença do general Sérgio Martins Pereira Junior, comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e outras autoridades.

Concursos culturais

Simultaneamente haverá atividades em todas as unidades escolares municipais. Alunos e profissionais da Educação também estão desenvolvendo ações para comemorar os 198 anos de Ponta Grossa. Além de fazerem parte do currículo escolar, os símbolos nacionais e municipais estão sendo trabalhados no concurso cultural ‘Ponta Grossa 198 anos’.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, os concursos são maneiras de perenizar o civismo e o amor pela cidade. “Expressar o orgulho de pertencer à sua cidade é uma forma de valorizar a comunidade e o lugar onde se vive. Fazer isso de maneira criativa é dar uma forma de arte a esse sentimento. Por isso a prefeitura está incentivando mais essa iniciativa”

O concurso cultural envolve a produção de desenhos, frases e poesias, fomentando a leitura e escrita dos alunos, incentivando práticas de cidadania e amor pelo município, em comemoração ao aniversário da cidade. Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e funcionários da rede municipal de ensino estão participando do concurso, que terá entrega de medalhas e certificados.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, destaca que as atividades fazem parte da retomada do dia a dia da Educação. “A cada dia estamos avançando mais no processo de retomada em nossas aulas, sempre com todo o cuidado. Temos novamente nossos alunos criando, cantando nossos hinos e aprendendo. É nosso ciclo de aprendizados sendo colocado em prática nas escolas novamente”, observa a secretária.