Correio dos Campos

Prefeitura de Ponta Grossa avalia cadastros on-line para o Vale-Gás

3 de setembro de 2021 às 09:58

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) realiza nesta e na próxima semana a avaliação dos cadastros on-line efetuados desde o dia 25 de agosto, para os interessados a receber o benefício Vale-Gás, incremento do Programa Feira Verde, que favorecerá mais de 5 mil famílias ponta-grossenses. Ainda estão disponíveis vagas para cadastramento, no site da Prefeitura.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, no dia 14 de setembro serão divulgados os munícipes que tiveram o cadastro aprovado para a troca de materiais recicláveis pelo Cartão – Gás de Cozinha, que dará direito a recarga de 13 kg GLP. O início das trocas acontecerá partir do dia 16 de setembro, em 209 pontos de coleta do Programa Feira Verde, espalhados pela cidade. “Espera-se que aproximadamente 1.500 famílias serão definidas pelo cadastro on-line, após avaliada pela Prefeitura a real necessidade de receberem o benefício”, explica Bruno Costa, secretário de Agricultura.

Em parceria com a Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), o restante dos beneficiados serão cerca de 3 mil famílias, já cadastradas junto aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “Este público já participa do Programa de Benefício Eventual de Auxílio-Alimentação, após triagem realizada pela FASPG”, disse Costa.

De acordo com a FASPG, as famílias indicadas para o Vale-Gás, do Programa Feira Verde, são aquelas que já são acompanhadas pelos CRAS, identificadas com maior vulnerabilidade social. Por isso, nem todas as famílias referenciadas nas Unidades de CRAS serão indicadas, mas sim, somente aquelas que já faziam parte do acompanhamento através do PAIF – Serviço de Proteção Integral à Família, e que foram identificadas como prioridade de atendimento neste momento. “Estas famílias já vinham sendo atendidas através de benefícios eventuais, em especial o auxílio alimentação (cesta básica), e acompanhadas para superação da situação de vulnerabilidade social. Em virtude disso, as famílias que não foram indicadas pelos CRAS, deverão efetuar o próximo cadastramento on-line disponibilizado no site oficial da Prefeitura”, comenta o secretário.

Para os cadastros aprovados ou encaminhados pela FASPG serão comunicados os pontos de troca dos recicláveis próximos ao endereço informado pelo beneficiado, em um dos 209 pontos em todos os bairros da cidade. “Nos próximos dias realizaremos a avaliação da documentação cadastrada e faremos isso com responsabilidade com os recursos públicos que serão empregados e empatia pela situação difícil que estes munícipes passam. Em breve traremos mais informações, um passo a passo, sobre o funcionamento do Vale-Gás”, finaliza Costa.