Correio dos Campos

SMCSP promove ação alusiva ao Dia do Patrimônio

Além de orientações sobre a importância da proteção do Patrimônio, as equipes também entregaram panfletos com informações sobre pichação e os meios para a realização de denúncias junto à Guarda Civil Municipal.
17 de agosto de 2021 às 18:16

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Ponta Grossa, através do Departamento de Cidadania da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública e em parceria com a Fundação Municipal de Cultura (FMC), promoveu, nesta terça-feira (17), uma ação alusiva ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico e Cultural.

Com o objetivo de fomentar a discussão acerca do assunto, a equipe do Departamento de Cidadania realizou a abordagem de cidadãos na região do Parque Ambiental e do Terminal Central. Além de orientações sobre a importância da proteção do Patrimônio, as equipes também entregaram panfletos com informações sobre pichação e os meios para a realização de denúncias junto à Guarda Civil Municipal.

Segundo a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, a promoção de atividades de conscientização sobre a proteção do patrimônio é essencial para que sejam realizados avanços no combate de crimes como furto e vandalismo em locais públicos e privados. “Os danos ao patrimônio repercutem de uma maneira muito ampla na sociedade pois além de causar prejuízos, muitas vezes inviabiliza a prestação de serviços para a própria população. Um exemplo disso é a questão das escolas e unidades de saúde, que muitas vezes precisam interromper o atendimento devido a atos criminosos. Por isso, é importante que a população esteja consciente de seu papel e de sua contribuição para uma cidade mais segura, denunciando toda e qualquer ação suspeita para os órgãos de segurança”, declara.

“Nossa intenção com essa ação é sensibilizar a população para que contribua no cuidado da nossa cidade, não só do patrimônio histórico, mas também do patrimônio público e privado”, explica a diretora do Departamento de Cidadania, Keila Rocha. Ela também conta que a ação de hoje faz parte de um projeto mais amplo envolvendo a comunidade e alunos da rede municipal de ensino. “Além da ação de hoje, também realizamos palestras sobre o tema com alunos da Escola Municipal Padre José Bugatti que foram incentivados a produzirem desenhos que estão sendo expostos até a próxima semana na plataforma da Estação Saudade, que foi disponibilizada através de uma parceria entre a SMCSP e o Sesc Estação Saudade. A adesão tem sido muito boa tanto das pessoas abordadas durante a ação de hoje quanto dos alunos, que devem ser integrados em outras atividades que serão realizadas no decorrer deste ano”, completa Keila.