Correio dos Campos

Alunos municipais são premiados em concurso do Ministério Público

Onze alunos das escolas públicas tiveram trabalhos premiados em ação do MP e da SME contra o trabalho Infantil
17 de agosto de 2021 às 18:04

COM ASSESSORIAS – Onze estudantes das escolas públicas municipais de Ponta Grossa receberam nesta terça (17) o reconhecimento por trabalhos realizados no prêmio “Resgate a Infância: a escola no combate ao trabalho infantil”, realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa, realizada em todo o país, tem o objetivo de fomentar a participação das crianças nas ações de prevenção ao trabalho infantil, por meio de atividades integradas com as escolas.

No total, 53 escolas públicas de Ponta Grossa participaram do projeto, selecionando os melhores trabalhos desenvolvidos. Após estudar o tema com os professores e com o apoio de materiais produzidos pelo próprio MPT, os estudantes do 4º e 5º anos criaram poesias, músicas, desenhos e contos.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, destaca que este foi o primeiro evento público realizado pela SME durante o retorno gradativo das aulas, seguindo uma organização especial, com respeito ao protocolo de segurança – um padrão de um novo normal dentro das escolas.

“O evento foi muito significativo, tanto pela premiação e organização, quanto pelo trabalho que foi desenvolvido brilhantemente nas escolas nesta parceria com o Ministério Público do Trabalho. Foi um trabalho de excelência que as professoras desenvolveram com seus alunos, resultando nas produções que aqui hoje foram premiadas”, afirma a professora.

Cibelle Costa de Farias, procuradora do Trabalho, destaca o resgate da infância por meio da educação. “Foi muito emocionante ter a presença destas crianças tão talentosas, com um propósito voltado a salientar que o lugar delas é na escola. Eu, enquanto representante do MPT, não poderia ser mais grata pela oportunidade de ter compartilhado tantos trabalhos lindos, com tanta dedicação de todos os professores, foi fantástico o evento”, finaliza a promotora.

A emoção foi grande também entre as famílias e alunos. Larissa Hilgemberg, mãe do aluno Bryan Vasco Hilgemberg, do 5º ano, disse estar orgulhosa do resultado e do esforço do filho. Ele venceu na categoria Poesia. “Nós já havíamos sonhado com isso há algum tempo, e é uma vitória que nos deixou muito felizes. Espero que esta premiação incentive ainda mais as outras crianças para continuar estudando e se esforçando pelos seus objetivos”, disse a mãe do aluno.

A vencedora do 1º lugar na categoria ‘Música’, Letícia de Souza dos Santos, disse que se inspirou no que aprendeu em sala de aula. “Eu me inspirei nas aulas que tive com a minha professora, e todas as explicações, prestei atenção e nem sei como explicar a sensação. Achei que eu fosse ganhar em segundo ou terceiro lugar, mas nunca pensei que poderia ganhar em primeiro. Eu sempre posso acreditar nos meus sonhos, porque eles irão acontecer”, afirma a ganhadora.

Combate ao trabalho infantil

O projeto ocorre em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho. Agora, os alunos ponta-grossenses classificados em primeiro lugar estão qualificados para a etapa estadual, podendo chegar à nacional. Eles receberam troféus, medalhas e certificados, até a terceira colocação.

Confira os ganhadores:

Categoria Conto:

1º lugar:

Escola Municipal Idália Góes

Aluno: João Pedro Lamp Farias

5º ano

Título: Trabalho Infantil

2º lugar:

Escola Municipal Maria Eulina Santos Scheena

Aluna: Sabrina Scudlareck

5º ano

Título: Trabalho Infantil é crime

3º lugar:

Escola Municipal Professor Égdar Zanoni

Aluna: Karolina Moreira Schermak

4º ano

Título: O final feliz de Alice

Categoria Poesia:

1º lugar:

Escola Municipal Professora Maria Elvira Justus Schimidt

Aluno: Bryan Vasco Hilgemberg

5º ano

Título: Dez Reais para Felipe

2º lugar:

Escola Municipal Professora Agenoridas Stadler

Aluno: Gabriel Ditzel de Camargo

5º ano

Título: Dois meninos, duas histórias!

3º lugar:

Escola Municipal Professora Judith Macedo Silveira

Aluna: Camila Maloyama Carvalho

5º ano

Título: Diga não ao trabalho infantil

Categoria Desenho:

1º lugar:

Escola Municipal Professor Dr Leopoldo Pinto Rosas

Aluna: Nathyellem Eloisa Klenba Flak

Título: Não quero trabalhar, quero estudar.

2º lugar:

Escola Municipal Professora Maria Coutin Riesemberg

Aluna: Hadassa Emanuelly da Silva

5º ano

Título: Resgate a Infância Prêmio MPT na escola 2021

3º lugar:

Escola Municipal Humberto Cordeiro

Aluna: Brenda Moraes da Silva

5º ano

Título: Trabalho na Infância

Categoria Música:

1º lugar:

Escola Municipal Professor Kamal Tebcherani

Aluna: Letícia de Souza dos Santos

Título: O que toda criança merece

5º ano

2º lugar:

Escola Municipal Professor Égdar Zanoni

Aluno: Davy Eduardo dos Santos Lima

5º ano

Título: Meia infância