Correio dos Campos

Coletivo cultural de PG abre inscrições para festival de teatro independente

Interessados poderão enviar vídeos de 5 a 10 minutos interpretando cenas teatrais, que concorrerão a sete troféus e prêmios em dinheiro
30 de julho de 2021 às 17:53
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Estão abertas as inscrições para a Mostra de Cenas Curtas do Festival de Teatro Prosiá, iniciativa independente de grupos de Ponta Grossa, com organização do Coletivo Cacareco em parceria com a Luneta Experiências Culturais. O evento, que será realizado em outubro no formato online, vai reunir a produção teatral local, tanto de companhias estabelecidas como de atores e atrizes autônomos.

Para participar, o ator/atriz deve enviar um vídeo interpretando alguma cena teatral (de autoria própria ou de terceiro), com duração de 5 a 10 minutos. Serão aceitas produções inéditas e já lançadas, tanto de profissionais, amadores e estudantes. É vedada a participação de vídeos que contenham conteúdo preconceituoso, que seja caracterizado como discriminação de raça, etnia, credo, gênero e congêneres, que tenha conteúdo criminoso, fake news ou polarização política.

A avaliação será feita por uma curadoria interna, que irá selecionar os vídeos que farão parte da Mostra de Cenas Curtas. Durante o festival, uma segunda comissão, formada por artistas convidados, irá definir os agraciados com os prêmios em dinheiro e os troféus de Melhor Cena, Melhor Figurino, Melhor Cenário, Melhor Texto, Melhor Adaptação e Melhor Atuação. Haverá ainda a premiação de Melhor Alcance, que será contabilizada a partir do número de reações na publicação dos vídeos no Facebook do Coletivo Cacareco, no período do evento.

O edital completo e o link para as inscrições, que encerram no dia 07 de agosto, estão nas redes sociais do Coletivo Cacareco (@cacarecocoletivo no Instagram e no Facebook). Mais informações podem ser obtidas pelo (42) 99104-5958.

Festival de Teatro Prosiá

O Festival de Teatro Prosiá tem como objetivo se tornar o palco oficial das estreias teatrais dos grupos de Ponta Grossa, ocupando o lugar deixado pelo Festival Teatro & Circo em Festa. Para esta primeira edição estão confirmados espetáculos do Grupo Dia de Arte, Cia Artheiros, Dandaluna Produções Artísticas, Cia Diálogos Culturais, Cia Bianca Almeida e Grupo Flogisto, além do próprio Coletivo Cacareco. Também integram o movimento Prosiá o grupo Letras Cênicas e o Centro de Estudos Cênicos Integrado (CECI).

Busca-se, com esse projeto, fomentar o diálogo entre artistas, produtores, técnicos, público e criadores; estimular a criatividade; promover capacitação coletiva; e proporcionar ao público acesso às produções artísticas produzidas localmente. Nesse momento, de mais de um ano de isolamento social e de teatros e centros culturais fechados, o Coletivo Cacareco, os grupos teatrais convidados e os produtores associados consideram importante o estímulo ao fazer teatral através das conexões e parcerias, possibilitando um lugar coletivo de apresentações.