Correio dos Campos

Avanço da vacinação traz otimismo aos comerciantes

Pesquisa FACIAP/Datacenso mostra que 81% dos comerciantes paranaenses acreditam no aumento das vendas neste Dia dos Pais em razão da vacinação
28 de julho de 2021 às 17:55
(Foto ilustrativa)

COM ASSESSORIAS – O avanço da vacinação contra a Covid-19 e a flexibilização das medidas restritivas frente à pandemia devolveram o otimismo aos empresários paranaenses, que esperam aumento nas vendas neste Dia dos Pais. Este é o cenário apresentado pela pesquisa da Datacenso, empresa contratada pela Federação Paranaense das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP) para medir a expectativa dos comerciantes e consumidores neste período de vendas aquecidas.

De acordo com a pesquisa, 83% dos comerciantes de Ponta Grossa consultados acreditam que as vendas para os Dia dos Pais este ano deverão igual ou superior aos volumes registrados em 2020.

A maior parte dos consumidores (66%) também acredita que o Dia dos Pais deste ano será melhor que o do ano passado, sobretudo para os entrevistados de Londrina, Francisco Beltrão e Ponta Grossa (onde 75% dos consumidores acreditam que o Dia dos Pais deste ano será melhor que o do de 2020). Este otimismo se justifica, também, em função do andamento da vacinação e da flexibilização das medidas sanitárias.

A vacinação também impulsiona o otimismo por parte dos comerciantes. Para 75% dos lojistas ponta-grossenses ouvidos pela Datacenso, a chegada das vacinas irá proporcionar um Dia dos Pais melhor do que o do ano passado.

Aumento das vendas

O levantamento mostra que a maioria dos comerciantes paranaenses acredita que as vendas em função do Dias dos Pais, próximo dia 8 de agosto, serão 9,64% superiores às do mesmo período do ano passado. E, no geral, 65% acreditam no aumento das vendas. Os empresários mais otimistas estão em Londrina, onde 76% acreditam no aumento das vendas, seguida por Cascavel, com 73%, e Curitiba com 64%.

Rumo da Economia

De acordo com o estudo, a maior parte dos comerciantes paranaenses está esperançosa com o rumo da economia e, principalmente, com o seu negócio, cujo índice apresentou crescimento de 28% em relação à pesquisa FACIAP/Datacenso do Dia dos Namorados. 58% dos entrevistados disseram-se esperançosos com relação à economia e a cidade mais otimista também foi Londrina, com 70% de esperançosos.

Este otimismo se estende também ao futuro dos próprios negócios, sendo que 86% acreditam que vai melhorar e apenas 13% dos entrevistados mantiveram-se preocupados.

Consumo médio

Os paranaenses pretendem consumir em média R$ 168,69 neste Dia dos Pais. O valor do tíquete aumenta em Curitiba, atingindo a intenção de gastar R$176,05, principalmente com roupas, bebidas e cosméticos, os três itens preferidos na intenção dos consumidores.

Índice de Confiança do Comerciante

O Índice de Confiança do Comerciante Paranaense (ICC), que avalia o estado de entusiasmo em relação à atual situação econômica do Brasil, numa escala de 0 a 200 pontos, aumentou, demonstrando que os comerciantes estão mais confiantes com relação à melhoria das vendas. Na pesquisa para o Dia das Mães o ICC era de 125 pontos; no Dia dos Namorados subiu para 135 pontos e agora, Dia dos Pais, subiu ainda mais, alcançando 148 pontos.

Para o presidente da FACIAP, Fernando Moraes, essa pesquisa demonstrou que a economia paranaense começa a pulsar e melhorou muito a expectativa dos comerciantes. “O otimismo é tudo para que a economia volte a aquecer, com aumento das vendas, do lucro dos comerciantes e de toda a cadeia produtiva”, disse Moraes, ao destacar que o empenho dos governos com a vacinação em massa é fundamental, pois traz confiança às pessoas e elas se sentem confortáveis para trabalhar, sair às compras e a viver melhor.

A pesquisa ouviu 500 comerciantes e 1006 consumidores entre os dias 12 e 19 de julho em sete cidades de diferentes regiões paranaenses: Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, Ponta Grossa e Francisco Beltrão. A margem de erro é de 3% para os consumidores e 4% para os comerciantes.