Correio dos Campos

Retorno presencial de aulas em PG será ampliado para a Educação Infantil no dia 17 e 24 para o Fundamental

Alunos do Fundamental podem voltar ao modo presencial a partir do dia 24
11 de maio de 2021 às 18:16
(Foto: Divulgação/PMPG)
COM ASSESSORIAS – Dando sequência ao plano de retorno gradativo às atividades presenciais em Ponta Grossa, os alunos cujas famílias optaram pelo sistema híbrido de ensino durante a pandemia poderão retornar ao formato de aulas presenciais a partir do próximo dia 17 de maio, na Educação Infantil, e 24 de maio, no Ensino Fundamental. Retornam inicialmente as turmas do Infantil IV e V, em tempo integral, enquanto o Fundamental volta em regime semanal e escalonado, para 25% dos alunos em cada turma.

Ainda na semana de 17 a 21 de maio, as escolas receberão os alunos que optaram pelo híbrido para a realização de avaliações referentes ao 1º trimestre – enquanto os demais farão as avaliações de maneira remota. Atualmente, além do acesso às aulas remotas pela TV Educativa e redes sociais da Secretaria Municipal de Educação, com o Programa Vem Aprender, toda a rede municipal conta com aulas online oferecidas pelos professores de cada turma. Além disso, cerca de quatro mil alunos já frequentam as escolas, recebendo atendimento presencial e individualizado, desde 19 de abril. A partir da próxima semana, os trabalhos presenciais serão intensificados.

Ao longo do mês de abril a Secretaria Municipal de Educação realizou nova consulta aos familiares dos alunos matriculados, verificando a opção pelo ensino híbrido ou somente remoto. Neste momento, a adesão às aulas presenciais será de 50% do total. Desta forma, o retorno presencial deverá concentrar menos alunos em sala, com escolas trabalhando somente com aproximadamente 25% de sua capacidade – a distância em sala de aula será de 1,5m entre os alunos.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, aponta que a decisão foi tomada após diversos estudos da realidade das crianças e do comportamento da pandemia. O retorno envolveu debates com o Núcleo Regional de Educação, Sindicato das Escolas Particulares, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Vara da Infância e Juventude, Fundação Municipal de Saúde e 3ª Regional de Saúde do Paraná.

“Avaliamos diversos cenários e desta forma, com todos os cuidados necessários, preparação dos profissionais e atenção às necessidades dos alunos, poderemos realizar o atendimento a todos aqueles que fizeram a opção pelo sistema híbrido, por vontade ou por necessidade. Trabalharemos com uma quantidade de alunos bastante reduzida e, assim, certamente evitaremos maiores prejuízos à educação destas crianças”, acredita a secretária.

Segundo a SME, todo o processo será acompanhado pela Secretaria e pelo Comitê de Volta às Aulas. Serão realizadas reuniões periódicas com as equipes gestoras para avaliação do retorno das turmas às aulas presenciais.

Veja como ficam as aulas para cada faixa de ensino:

Educação Infantil

Infantil IV e V:

O retorno às aulas presenciais para a Educação Infantil ocorrerá para a etapa obrigatória (a partir dos 04 anos) a partir do dia 17 de maio. Serão recebidos 25% dos alunos matriculados no Infantil IV e no Infantil V a cada semana, conforme escalonamento organizado pelos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Infantil III:

A partir do dia 24 de maio, serão recebidos também as crianças matriculadas no Infantil III, cujos pais optaram pelo híbrido, trabalham e também para crianças em situação de vulnerabilidade. Estas turmas serão atendidas de maneira 100% presencial, sem escalonamento (não há aulas remotas direcionadas para esta faixa).

Infantil I e II:

Não haverá atendimento neste momento.

Ensino Fundamental

1º ao 5º ano do Fundamental:

17 a 20 de maio: Semana de avaliações presenciais para os alunos do Ensino Fundamental que optaram pelo sistema híbrido, de maneira escalonada, conforme orientações das unidades escolares: primeiro grupo realiza as avaliações presenciais nos dias 17 e 18, enquanto o segundo grupo realizará nos dias 19 e 20. Alunos que possuem o acesso online e optaram pelo ensino exclusivamente remoto, farão as avaliações de maneira remota de 17 a 21 de maio, com a orientação de seus professores.

24 de maio: Retorno presencial para 25% dos alunos em cada turma, conforme organização da escola. Serão recebidas presencialmente nas escolas as turmas de cada série, de maneira escalonada. A partir do dia 31 de maio serão recebidos os outros 25% da turma, respeitando a opção das famílias em relação ao ensino híbrido.