Correio dos Campos

Fundação Municipal de Cultura encerra inscrições do edital ‘Em casa com Cultura’ nesta sexta-feira

22 de abril de 2021 às 17:59
(Foto: Reprodução)

COM ASSESSORIAS – A Fundação Municipal de Cultura encerra nesta sexta-feira (23) as inscrições do edital emergencial ‘Em casa com Cultura’. A iniciativa prevê a concessão de benefícios com valores de 1.500 a 2.200 reais a artistas locais divididos nas categorias Produção e Trajetórias. No total, serão disponibilizados 250.200 reais através do Fundo Municipal de Cultura. O valor poderá beneficiar até 136 profissionais da área cultural que atuam no Município.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Alberto Portugal, a intenção do edital é auxiliar artistas e produtores locais, grupos que têm sido afetados diretamente pela pandemia, além de reconhecer trajetórias artísticas e fornecer suporte para a criação e apresentação de produtos culturais para a comunidade. “O edital ‘Em casa com Cultura’ tem um papel muito importante neste momento, que é oferecer apoio aos artistas e produtores culturais que têm sido afetados de forma muito impactante pela pandemia.  Também é uma deliberação do Conselho Municipal de Política Cultural e que atua no reconhecimento das diversas trajetórias artísticas que temos na cidade e que pode contribuir para a movimentação da economia criativa em Ponta Grossa, além de fornecer suporte para a criação e apresentação de produtos culturais junto à comunidade”, declara Portugal.

Categorias

O edital ‘Em casa com Cultura’ conta com duas categorias: Trajetórias e Produção.

Trajetórias

Com premiação de R$ 2.200,00, a categoria inclui artistas com, no mínimo, 10 anos de  atuação. A seleção se dá por meio da apresentação de documentação comprobatória (portfólio ou vídeo) da referida trajetória e deve incluir materiais como reportagens, links, textos, pesquisas, trechos de livros, entre outros.

Produção

Nesta categoria, serão oferecidos até 70 benefícios no valor de R$ 1.500,00 para produções artísticas em vídeo com duração entre 10 e 15 minutos.

Todos os trabalhos submetidos serão avaliados e selecionados por avaliadores externos e independentes cadastrados no banco de avaliadores da Fundação Municipal de Cultura.

O edital e informações adicionais podem ser acessados diretamente no site da Fundação Municipal de Cultura através do link https://cultura.pontagrossa.pr.gov.br/.