Correio dos Campos

Após filas, prefeitura de Ponta Grossa distribui senhas para cadastro de vale mercado de R$ 150

Segundo prefeitura, 1.500 senhas disponíveis para esta segunda-feira (19) estão esgotadas, dia em que cadastro foi retomado apenas de forma presencial. Durante a madrugada e pela manhã, houve registro de filas para acesso ao benefício
19 de abril de 2021 às 14:38
Famílias formaram fila no Mercado da Família do Parque Nossa Senhora das Graças. (Foto: André Salamucha/RPC)

Após o registro de longas filas nos Mercados da Família desde a madrugada desta segunda-feira (19), a Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, distribuiu 1.500 senhas para novos cadastros. A partir desta segunda, os cadastros estão sendo realizados apenas de forma presencial.

Segundo a administração municipal, os cadastros para quem recebeu um número serão feitos até o dia 27 de abril, uma vez que o atendimento nas unidades do mercado é limitado.

Para as pessoas que tiverem o cadastro aprovado, o crédito de R$ 150 pode ser usado no Mercado da Família pelo prazo de um mês. Já para quem necessitar utilizar o valor no próximo mês, é obrigatório apresentar novamente a documentação, comprovando que ainda precisa do benefício.

Para quem não recebeu uma senha, a orientação é aguardar até que a prefeitura abra uma nova data de distribuição de senhas, prevista para 28 de abril.

De acordo com a prefeitura, as 1.500 senhas foram divididas entre os três Mercados da Família da cidade, no Centro, no Parque Nossa Senhora das Graças e no Santa Paula.

A unidade do Maria Otília, em Oficinas, será fechada temporariamente pois teve baixa procura na primeira semana de cadastros. Segundo a prefeitura, os servidores do local serão remanejados para as outras unidades para dar auxiliar no processo de cadastramento.

Além disso, alguns servidores da prefeitura também serão remanejados para atuar no cadastramento, e a prefeitura irá adotar uma nova triagem, ainda na fila, para verificar a documentação e “evitar que cidadãos e atendentes percam tempo”.

Reavaliação do atendimento

Por meio de nota, a Prefeitura de Ponta Grossa disse também que reavalia todo o atendimento de forma a evitar que ocorram, novamente, filas e aglomerações.

A administração municipal garantiu ainda que o atendimento a 4.250 famílias por mês, como prevê o programa, está garantido e será feito de acordo com a demanda.

Quem pode fazer o cadastro

Conforme a prefeitura, terão direito ao benefício quem se enquadrar em pelo menos uma das categorias abaixo:

  • Ter pelo menos 18 anos completo (salvo no caso de mãe adolescente) e não ter renda fixa;
  • Microempreendedores individuais (MEIs) da cidade sem renda nos últimos seis meses;
  • Pessoas inscritas no Programa Ambulante Legal que realizaram o curso pela Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Qualificação Profissional;
  • Famílias, trabalhadores informais e autônomos com renda de até R$ 178 per capita;
  • Desempregados há mais de 6 meses.

Documentação obrigatória

No momento do cadastro, o interessado deve apresentar a seguinte documentação:

  • RG;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Holerite ou comprovante de rendimentos;
  • Comprovante de residência (talão de luz);
  • Autodeclaração assinada (mesma assinatura do RG);
  • Para MEIs: cartão CNPJ e CCMEI (Certificado da Condição de Microempreendedor Individual);
  • Para famílias, trabalhadores informasi ou autonômoas com renda de até R$ 178 per capita: cartão do Bolsa Família ou de outro programa social governamental;
  • Certidão de casamento e documentação de cônjuges e dependentes.

Fonte: G1