Correio dos Campos

Projetos de saúde mental de PG são destaque em portfólio da Fiocruz

23 de março de 2021 às 12:13
(Foto: Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através do departamento de Saúde Mental, participou de uma seleção de projetos elaborada pela Fiocruz em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Duas iniciativas de Ponta Grossa foram escolhidas e passaram a fazer parte do portfólio virtual.

Os projetos selecionados expõem as práticas de promoção em saúde mental desenvolvida pelo Centro de Atenção Psicosocial (CAPS) Alcool e Drogas, as quais estão disponíveis na plataforma da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), http://portfoliodepraticas.epsjv.fiocruz.br/praticas?filtro=Ponta+Grossa+, para serem usadas como uma ferramenta de pesquisa e busca de práticas na área.

Para desenvolver o trabalho, os pesquisadores da EPSJV/Fiocruz contaram com profissionais de outras unidades da Fiocruz e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) de diversos cantos do país. Juntos, os profissionais colaboraram para a construção de uma ferramenta de pesquisa e fomento às práticas inovadoras e inspiradoras, o qual vislumbra sistematizar e trazer conceitos e práticas originárias de diferentes campos de saber, para construir uma visão interdisciplinar da Saúde Mental e Atenção Psicossocial.

“Nossas equipes estão empenhadas e desenvolvem trabalhos de excelência nos serviços de Saúde Mental. Fazer parte desta plataforma mostra que nossas ações estão certas e bem aplicadas com o público que antendemos”, comenta o secretário da FMS, Dr. Rodrigo Manjabosco.

O portfólio será apresentado no 4°Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde/ ABRASCO que acontecerá de forma virtual nos dias 23 a 26 deste mês.

Conheça os porojetos selecionados:

– Grupo Socialização através das práticas corporais: na construção do cuidado em saúde mental dos usuários de álcool e outras drogas do CAPS AD de Ponta Grossa, Paraná, Brasil: clique AQUI

– Implantação da política de humanização: reafirmação da dignidade dos dependentes químicos na prática capsiana de Ponta Grossa: clique AQUI