Correio dos Campos

Estudante de Ponta Grossa é aprovada em programa de Yale

Programa Yale Young Global Scholars recebe aplicações de jovens de mais de 130 países
19 de março de 2021 às 18:21
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Cada vez mais jovens sonham com a possibilidade de estudar em outros países, mesmo em meio à pandemia. O foco em cursar a graduação no exterior e adquirir experiências globais, ainda que de maneira virtual ou remota, estimula os estudantes a se prepararem para os processos seletivos de instituições em todo o mundo.

Esse é o caso da estudante da 2a série do Ensino Médio do Colégio Marista Pio XII, Melissa Brêga. Ela acaba de ser aceita no Yale Young Global Scholars 2021, da Universidade de Yale, nos EUA, considerado um dos programas de verão mais seletivos do mundo para alunos do Ensino Médio. Durante duas semanas, os admitidos terão a oportunidade de ter aulas de nível universitário com professores de Yale, além de seminários e simulações.

Melissa vai participar na sessão Solving Global Challenges (SGC, resolução de problemas globais, em tradução livre), que foca em abordagens inovadoras e interdisciplinares para analisar e resolver desafios globais no século 21. A aluna conta que essa experiencia está alinhada com a proposta do Projeto de Vida desenvolvida pelo colégio ao longo do Ensino Médio. “O Marista valoriza e apoia todos os projetos de vida, até os mais incomuns como o meu. Tenho muita vontade de cursar faculdade no exterior e desde 2019 venho me preparando para aplicar para instituições estrangeiras. Devido a pandemia o programa será online, mas acredito que mesmo assim será uma experiência incrível”, revela.

Projeto de vida

O SGC foca nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. “Apliquei para o SGC já que ele trata de assuntos que eu me interesso muito como: Sustentabilidade, Inteligência Artificial, Estruturas de desigualdade, Migrações, Comércio, Política, Religião entre outros. Discutir essas questões com uma comunidade global será muito enriquecedor, sem contar todas as ferramentas teóricas e técnicas que o curso irá me proporcionar para impactar minha realidade positivamente”, explica. Corroborando com as expectativas apontadas por Melissa, a coordenadora de Internacionalização, Karla Matoso, aponta a importância desse tipo de experiência para a formação de cidadãos globais. “A Internacionalização Marista é composta por diversos pilares, e o aconselhamento acadêmico é um deles. Alunos a partir do nono ano podem participar de webinars, crash courses, simulados e direcionamento de estudos para ingressar em faculdades no exterior”.

De acordo com os pais de Melissa, Fabiana e Anderson Ghirotti Brêga, desde muito cedo notaram o desejo por aprender e a curiosidade da filha. “Muito além das notas, ela queria entender sobre o mundo e aprendemos muito com ela. Ela tinha uma curiosidade e incentivávamos ela a buscar. O Marista sempre a apoiou e a estimula a sonhar também. Aliás, sonham junto com ela, embarcando em suas metas, ajudando-a com tudo o que é possível e vivendo com ela experiências novas e desbravadoras, como a do curso Yale Young Global Scholars, que o Marista auxiliou no concorrido processo seletivo”.