Correio dos Campos

Procon Ponta Grossa integra mutirão nacional de renegociação de dívidas

A ação acontece entre os dias 15 e 31 de março de 2021, exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br
11 de março de 2021 às 19:32
(Foto: Reprodução)

COM ASSESSORIAS – O Procon da Prefeitura de Ponta Grossa, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), promove, a partir de segunda-feira (15), mais uma edição do Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas. A ação marca o Dia do Consumidor e é realizada em parceria com a Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL) e a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br.

De acordo com o coordenador do Procon Ponta Grossa, Leonardo Werlang, a ação tem como objetivo oferecer meios para que o consumidor restabeleça o equilíbrio do orçamento doméstico e evite a negativação e inclusão do nome em cadastros de proteção ao crédito. Os interessados podem participar do mutirão até o dia 31 de março.

“O mutirão é realizado nacionalmente com o intuito de possibilitar ao consumidor oportunidades de renegociação de dívidas e resgate do crédito com condições diferenciadas junto às instituições financeiras”, destaca Werlang. Ainda sobre o mutirão, Werlang ressalta que os consumidores que não possuem acesso à internet podem entrar em contato com o órgão através do telefone (42) 3220-1045 e realizar o agendamento para a utilização do Centro de Inclusão Digital disponibilizado pelo Município na sede do Procon Ponta Grossa.

Segundo a PROCONSBRASIL, a experiência revela que muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. Além disso, com as regras de restrições de circulação e de funcionamento do comércio, e os cuidados com a saúde, o uso da internet pode ser favorável também à defesa do direito do consumidor, como é o foco deste mutirão.

Como participar?

Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma WWW.CONSUMIDOR.GOV.BR, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 15 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.

O Procon Ponta Grossa orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil

Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado.

Serviço

O quê: Mutirão Virtual De Renegociação De Dívidas

Quando: de 15/03 até 31/03

Como: através do site www.consumidor.gov.br

Público: todo cidadão que queira renegociar suas dívidas bancárias

Contato: [email protected] ou pelo fone (42) 3220-1045