Correio dos Campos

Taxa de ocupação dos hotéis de Ponta Grossa fecha 2020 com maior queda já registrada

Dados negativos tem relação à pandemia de Covid-19 que gerou cancelamento de reservas nas empresas
22 de janeiro de 2021 às 15:10
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – 2020 foi um ano marcado por dados negativos em diversos setores da economia e com a hotelaria não foi diferente. Com o a pandemia de Covid-19 no Brasil, hotéis viram reservas serem canceladas e taxas de ocupação despencarem.

Em Ponta Grossa, segundo dados dos hotéis associados ao Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, março registrou 41% de taxa de ocupação contra 56% em fevereiro e despencou para 13% em abril, menor valor do período.

No acumulado do ano, a taxa de ocupação registrou 36%, uma queda de 19% em comparação a 2019 que mostrava aumento significado ano a ano.

Para o diretor do Convention, Henrique Plattek, os dados negativos já eram esperados, inclusive com expectativa de números mais assustadores.

Porém, para ele, o prejuízo maior vem com a soma de outros fatores relacionados ao dia a dia de um hotel e também da economia, como a inflação. “Essas altas pegaram todos de surpresa, pois foi um momento de desaceleração econômica, momento de segurar preços ao consumidor, mas os insumos continuaram subindo”.

Na hotelaria, o preço repassado ao consumidor é chamado de diária média, um indicador para ilustrar o preço médio calculado para cada diária vendida no período, com aumento médio de R$2, cerca de 1% em comparação a 2019, contra 4,52% de inflação.

Plattek complementa afirmando que os valores praticados pelos hotéis diminuíram, porém os gastos aumentaram. “O bom momento de investimentos e crescimento em que estávamos antes da pandemia ainda irá demorar bastante para voltar”, finaliza.

Os hotéis sentiram isso no dia a dia, como comenta a gerente geral do Premium Vila Velha Hotel, Alecsandra Hypólito. “Nossa taxa de ocupação caiu em relação aos outros anos, nossa diária média também está menor e mesmo sofrendo com valores inflacionados de insumos, estamos tentando nos recuperar de meses com taxas de ocupação e diárias médias baixíssimas”.

O hoteleiro Daniel Wagner, presidente do Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais, também demonstra preocupação: “O setor tem custos fixos muito altos, e por isso sofreu bastante em 2020 com a pandemia, uma vez que ao mesmo tempo em que teve essa queda brusca no faturamento, teve aumento de diversos custos ligados ao IGPM que subiu mais de 20%, e os custos extras com os protocolos de prevenção à covid-19”, enfatiza.

Entre os protocolos de prevenção ao Covid-19 nos hotéis estão o uso de Gerador de Ozônio, timers programados, termômetro, luvas, álcool 70% entre outros.

A fim de dar um panorama do impacto da pandemia de Covid-19 no turismo, hotelaria e eventos da região dos Campos Gerais, o Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau disponibilizou em seu site uma página com dados do setor: www.pontagrossacvb.com.br/covid19.