Correio dos Campos

Enfermeira que ficou internada na UTI por Covid-19 é a primeira pessoa vacinada em Ponta Grossa: ‘Muito orgulho’

Terezinha Pelinski, de 53 anos, ajudou na organização da ala Covid-19 do Hospital Universitário, e recebeu dose em cerimônia simbólica, na sede da futura UPA Central nesta terça-feira (19). Primeira fase da vacinação prevê que 3.626 pessoas sejam imunizadas na cidade
19 de janeiro de 2021 às 15:08
Enfermeira que ficou internada em UTI por Covid-19 foi a primeira vacinada em Ponta Grossa. (Foto: André Salamucha/RPC)

A enfermeira Terezinha Pelinski, de 53 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, nesta terça-feira (19).

Em julho, ela chegou a ser internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passou 12 dias no hospital por conta de complicações da doença.

“Com grande honra com grande orgulho fui convidada a receber essa primeira dose. Agradeço a todo empenho do governo do estado, da UEPG, toda política pública e toda questão da ciência e do serviço público A vacina foi desenvolvida no serviço público, e tem toda questão também de pesquisas, muitas pessoas envolvidas. Agradeço a tudo que foi feito”, disse a enfermeira após ser vacinada.

A vacinação aconteceu por volta de 13h em uma cerimônia simbólica na futura sede da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central, que está em fase final de aquisição de equipamentos, e fica em frente à 3ª Regional de Saúde.

Terezinha Pelinski trabalha no Hospital Regional Universitário de Ponta Grossa e ajudou a na organização da ala Covid-19 da instituição, que é referência no tratamento da doença nos Campos Gerais.

“Parabéns para todos os profissionais de saúde. Não desanimem, continuem firmes. Parabenizo por tudo que vocês fazem pela população de Ponta Grossa e de todas as cidades que compõem a regional de saúde”, relembrou Terezinha.

As doses da vacina CoronaVac chegaram por volta de 12h30 na cidade.

Antes da vacinação, no local, a regional de saúde fez uma entrega simbólica das doses aos prefeitos das cidades da região que estavam presentes na cerimônia.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a regional de saúde de Ponta Grossa recebeu um total de 5.960 doses nesta terça-feira. Deste total, 3.851 vacinas serão aplicadas na cidade e as demais serão distribuídas para outros 11 municípios da região.

A previsão é que 3.367 profissionais de saúde e 259 idosos sejam vacinados no município nesta primeira fase da imunização.

Campanha de vacinação no Paraná

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou no domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Paraná começou na segunda-feira (19), em Curitiba, quando a enfermeira da linha de frente do combate à pandemia Lucimar Josiane de Oliveira, de 44 anos, recebeu a primeira dose do estado no Hospital do Trabalhador.

O início da campanha estava previsto para acontecer simultaneamente em todo o Brasil na quarta-feira (20), mas o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, autorizou que os estados adiantassem a imunização para segunda-feira.

A primeira remessa com 265 mil doses de vacina chegou ao Paraná na noite de segunda-feira (18), e as caixas com os imunizantes foram distribuídas para as cidades do interior na manhã desta terça-feira.

Nesta primeira fase, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) prevê que 126 mil pessoas sejam imunizadas. Cada uma delas receberá duas doses da vacina. O cálculo também leva em conta um índice de 5% de perda técnica.

O governo estadual informou que os seguintes grupos serão vacinados até o fim do 1º semestre de 2021:

Primeira fase

  • Trabalhadores da saúde;
  • Idosos a partir dos 75 anos de idade;
  • Pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e instituições psiquiátricas;
  • População indígena.

Segunda fase

  • Pessoas de 60 a 74 anos.

Terceira fase

  • Pessoas com comorbidades, que possuem doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras.

Fonte: G1