Correio dos Campos

ACIPG, UEPG e UTFPR lançam Programa de Desenvolvimento Econômico nos bairros

Comunidade do Parque dos Pinheiros será a primeira a ser contemplada com a proposta
17 de agosto de 2020 às 17:28
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – Diversos estudos apontam que os efeitos econômicos mais impactantes, ocasionados pelas medidas restritivas foram sentidos nas micro e pequenas empresas, e também nos empreendedores individuais, ou seja, a pequena economia que parte expressiva estão concentradas nos bairros das cidades. Em virtude disso, a ACIPG, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) desenvolvem a partir do mês de agosto o Programa de Desenvolvimento Econômico (PDE) no bairro Parque dos Pinheiros com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável de maneira localizada, em Ponta Grossa.

De acordo com Sérgio Ditkun, professor da Universidade de Negócios da ACIPG e coordenador do PDE, explica que as empresas de médio e grande porte, de maneira geral, possuíam lastro suficiente para suportar os impactos causados pela paralisação imposta para o controle da transmissão da COVID-19. “Por outro lado, as MEIs, micro e pequenos empresários, normalmente trabalham com capital de giro para poucos ou nenhum dia, estando sempre dependentes de seu faturamento diário para continuar com suas atividades econômicas. Na mesma situação encontram-se os trabalhadores informais e/ou autônomos, que em muitos casos, tiveram cessadas suas fontes de receita”, disse.

A professora Cleise Tupich Hilgemberg, coordenadora do Centro de Educação Empreendedora da UEPG (CEE-UEPG) comenta que o objetivo geral do programa se sustenta em “promover o desenvolvimento local sustentável das regiões da cidade, por meio da atuação das instituições envolvidas, fundamentado em quatro pilares essenciais: Negócios, Formação, Integração e Políticas Públicas. “Vale destacar que este programa não possui cunho político partidário, tampouco caráter ideológico ou religioso. O Parque dos Pinheiros é uma comunidade com aproximadamente 4 mil moradores e que se encontra num momento interessante de seu desenvolvimento, com o surgimento de empresas de alcance local, com estruturas adequadas nas áreas educacional e de saúde, e apresenta uma miríade de entidades religiosas, mostrando a estruturação bastante forte do tecido social da comunidade. Pode-se dizer que a atuação da academia e da ACIPG, levando conhecimento, tecnologia e ciência para o bairro, potencializará esse desenvolvimento”, explica Cleise.

Representante da UTFPR na parceria, o professor Nelson Canabarro elucida que o projeto terá a princípio 5 fases para a sua implementação. “Iniciaremos com a sensibilização da comunidade do Parque dos Pinheiros para aderir ao projeto, o passo seguinte é realizar levantamento socioeconômico da população para conhecer os potenciais existentes, para então junto com a comunidade elaborar o Plano de Desenvolvimento Econômico para o Parque dos Pinheiros. A participação da comunidade é essencial para identificarmos os potenciais negócios, treinamentos e as necessidades da comunidade em geral e criar a Câmara de Desenvolvimento do Parque dos Pinheiros, para desenvolver juntamente com o acompanhamento do trabalho da comunidade, um aplicativo de negócios do bairro”, explica Canabarro.

A diretora de Políticas Públicas e Parcerias Privadas, Sandra Mara Queiroz, comenta que o PDE visa a potencializar a micro economia de cada bairro, os informais, as donas de casa, que pretendem ter ou que já tem um negócio. Para isso, o programa buscará incentivar a economia viabilizando que os moradores se conheçam, que troquem ideias ampliando a integração, ampliando o raio de negócios dentro da comunidade. “O intuito também é promover a formação com as entidades envolvidas, e consequentemente criar lideranças para garantir a representatividade. A intenção é iniciar no Parque dos Pinheiros, implementar nos outros bairros e depois realizar rodadas de negócios entre eles, integrando toda a economia da cidade”, finaliza a diretora.