Correio dos Campos

Decreto proíbe velórios de vítimas e casos suspeitos de Covid-19, em Ponta Grossa

13 de agosto de 2020 às 09:03
(foto ilustrativa)

A Prefeitura de Ponta Grossa publicou na quarta-feira (12) um decreto que proíbe velórios de vítimas ou suspeitos de Covid-19. Pela regra antiga os velórios podiam ser realizados, mas com caixão fechado e com limite de pessoas no local.

A medida foi tomada após uma vítima da doença ter sido velada por horas com o caixão aberto, no final de julho. O novo decreto prevê que o sepultamento ou a cremação deve acontecer de forma direta, até 24 horas após a morte.

Os familiares podem optar por fazer uma despedida da vítima, no local de sepultamento, desde que seja ao ar livre e com a presença de, no máximo, dez pessoas. Essa despedida deve durar até 20 minutos.

O decreto também determina que a funerária retire o corpo da vítima do local de morte em no máximo quatro horas. A fiscalização deve ser feita pela Guarda Municipal. As medidas valem até o dia 31 de dezembro.

Demais velórios
O decreto também aplica restrições aos outros velórios sem relação com casos de coronavírus. Estes velórios devem durar até oito horas e passa a ser proibido oferecer alimentação no local.

A medida também proíbe a realização de velórios em casas e igrejas. O decreto determina que a cerimônia deve contar com no máximo dez pessoas, que janelas e portas devem ficar abertas durante o velório e que idosos, pessoas com doenças crônicas, crianças e lactantes não devem participar da despedida.