Correio dos Campos

60 pessoas são monitoradas após velório de vítima de covid-19 com caixão aberto, em Ponta Grossa

31 de julho de 2020 às 07:46

G1 – Cerca de 60 pessoas que tiveram contato de forma direta ou indireta com o velório de uma vítima de covid-19, feito com caixão aberto, em Ponta Grossa, estão sendo monitoradas, segundo a prefeitura da cidade.

A capela onde o homem foi velado por cerca de 11 horas passou por uma desinfecção nesta quinta-feira (30), segundo a prefeitura da cidade.

Familiares informaram que o velório aconteceu enquanto havia uma suspeita de que a vítima estava infectada com o novo coronavírus, e que o resultado positivo para covid-19 foi divulgado após o enterro, feito na segunda-feira (27). A Fundação Municipal de Saúde disse que acompanha as pessoas de forma remota e que irá aplicar testes caso alguém apresente sintomas da doença.

A prefeitura informou ainda que também entrará em contato com pessoas que participaram de um velório feito na sequência do funeral da vítima de Covid-19, no mesmo local. Além da capela mortuária, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Santa Paula também passou pela desinfecção.

O produto usado no processo é o mesmo que a prefeitura vem aplicando em áreas públicas da cidade desde maio, segundo a gestão municipal.

O caso
A Vigilância Sanitária de Ponta Grossa está investigando o procedimento adotado na liberação do corpo, uma vez que a vítima deveria ter sido encaminhada diretamente para o enterro, com uma série de cuidados, segundo o órgão.

O paciente estava internado na ala Covid-19 no Hospital Regional de Ponta Grossa, segundo a prefeitura, com suspeita da doença. O Prever, funerária responsável, afirmou que foi comunicado pelo hospital de que não se tratava de uma vítima da Covid-19.

No entanto, o Hospital Regional negou a informação e declarou que o corpo foi preparado com o protocolo de coronavírus. A instituição reforçou que informou sobre o caso para a equipe da funerária.