Correio dos Campos

Associativismo se fortalece com a pandemia

ACIPG bate recorde de adesão de associados no mês de junho
10 de julho de 2020 às 13:46
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) comemora o aumento significativo no seu quadro associativo no mês de junho. Após queda expressiva nos meses de abril e maio, bem como o registro de desfiliações, a entidade volta a contabilizar um saldo positivo em uma curva que vinha ascendente desde o ano passado de novas adesões à instituição. Em junho, a ACIPG registrou 52 novos associados, o que representa um crescimento em filiações em 45%.
O diretor de Soluções Empresariais Carlos Tsukada conta que o trabalho forte realizado pelo Departamento Comercial da ACIPG, aliado a conscientização da importância do associativismo e das vantagens oferecidas para os associados, ocasionaram desde o ano passado um maior número de filiações. Ele conta que em fevereiro deste ano, 49 empresários aderiram a ACIPG, enquanto em março, até o dia 16, foram registrados 42 novos associados. “Após o dia 16, pelo fechamento do comércio, devido as medidas restritivas impostas pelos governos estadual e municipal, por consequência da pandemia, nenhuma outra filiação foi feita”, aponta Tsukada, relatando que enquanto 91 empresas se associaram, apenas 13 deixaram o quadro associativo.
O diretor conta que os meses de abril e maio foram os mais complicados, ainda pelos impactos causados pela pandemia. Em abril, apenas nove empresas se associaram, enquanto 19 saíram. Já em maio, 16 filiações foram registradas, frente à 33 empresas que se desligaram da instituição. Entre as principais alegações entre os desligamentos foram o fechamento da empresa, a redução de custos e a não utilização dos serviços da entidade. “Quanto ao fechamento da empresa, infelizmente, pela dura realidade da pandemia, tivemos estes tristes registros com os pedidos de desligamento da ACIPG. Por outro lado, na redução de custos ou o desconhecimento de nossos serviços, em 30% dos casos, conseguimos reverter e impedir os cancelamentos, mesmo neste período difícil”, conta o diretor, salientando o momento de incerteza na economia.
Tsukada relata que a surpresa foi muito positiva no mês de junho, em que foram registras 19 evasões, mas por outro lado, 52 adesões à ACIPG. Além disso, salienta o diretor que o índice de reversões de cancelamentos subiu para 35%. “Entendemos que o empresariado levou um susto num primeiro momento e percebeu como alternativa se desfiliar para reduzir custos, porém após abordados pelos nossos consultores, compreendeu as vantagens que tem de ser associado a ACIPG”, disse.
Sobre o recorde nas adesões, o diretor frisou o Compra PG, o marketplace e o aplicativo de Delivery da instituição foi um impulsionador para conquistar novos sócios. Tsukada comenta ainda, que a ACIPG conta com 40 soluções disponíveis para facilitar a vida do associado. Sem contar que fazer parte da ACIPG, também se torna uma ferramenta importantíssima no networking entre as empresas e representatividade dos setores produtivos. “O aumento de associados reflete a busca incansável da ACIPG por novas soluções, em que o marketplace é um grande benefício. Além disso, nos destacamos nos treinamentos e capacitações diferenciadas oferecidos pela instituição. Atualmente, a ACIPG é um espaço de convergência de soluções para o empresariado local”, finaliza Tsukada.