Correio dos Campos

Cultura lança curso de teatro online e gratuito em PG

Aulas começam na segunda-feira (6) e serão ministradas por membros do Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa.
6 de julho de 2020 às 12:45
divulgação

COM ASSESSORIAS – A partir desta segunda, interessados em aprender sobre teatro, ou algum dos seus elementos, podem participar de um curso online e gratuito de introdução ao teatro. A iniciativa é da Fundação Municipal de Cultura. O conteúdo foi preparado e gravado por membros do Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa.

Ao todo são 10 módulos: História do teatro, sonoplastia, Maquiagem, dramaturgia, iluminação, figurino, cenografia, preparação vocal, preparação corporal e elaboração de projetos culturais.

O iluminador Carlos Phantasma, responsável pelos módulos de iluminação e sonoplastia, conta que em cursos presenciais as dúvidas que surgem durante as aulas ajudam a assimilar o conteúdo, por isso, dessa vez precisou pensar o conteúdo de uma maneira ainda mais clara. “Utilizo exemplos do cinema, porque muitas pessoas que desejam iniciar no teatro não tem referências do teatro, mas sim do cinema. Assim posso facilitar a compreensão”, explica.

A assistente de direção Colombina Augusta Gasparello Assis também elaborou os conteúdos de maquiagem e preparação corporal pensando em quem quer começar na área. “Para a maquiagem optei por produtos e técnicas simples para quem vai se arriscar com coisas novas mas não tem produtos específicos nem experiência. Já para o módulo de preparação corporal resolvi trazer alongamentos e aquecimentos simples para dar início aos trabalhos”, conclui.

O curso estava previsto inicialmente para ser presencial no mês de março, no formato de oficinas.  A mudança para a o meio digital se deu por conta das medidas de isolamento necessárias para conter o avanço do coronavírus.

Para participar basta acessar o Facebook da FMC sempre às 18h. As aulas são gravadas e os vídeos ficam disponíveis após o horário.

Confira a Agenda:

Sempre às 18h

06/07 – História do Teatro

07/07 – Dramaturgia

08/07 –  Cenografia

09/07 –  Figurino

10/07 – Iluminação 1

13/07 – Iluminação 2

14/07 – Maquiagem

15/07 – Sonoplastia

16/07 – Preparação vocal

17/07 – Preparação corporal

20/07 – Elaboração de projetos culturais