Correio dos Campos

População de PG pode indicar prioridade de investimentos para Prefeitura

Consulta pública está disponível online; informações da pesquisa serão usadas para administração elaborar a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2021
23 de junho de 2020 às 12:47
Divulgação

COM ASSESSORIAS – Já está disponível para participação da população a consulta pública para que os próprios ponta-grossenses possam indicar à Prefeitura quais são os setores prioritários de investimentos, além de realizar outras sugestões. Os resultados desta consulta serão usados para embasar a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), instrumento que estabelece as metas e prioridades da administração para o exercício de 2021, alinhado com as definições do Plano Plurianual do período 2018-2021, e também fará parte da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021.

Diferente de anos anteriores, onde o formulário da consulta pública também era disponibilizado em versão impressa no Paço Municipal, escolas da rede municipal e Unidades de Saúde, em 2020 o preenchimento do formulário será feito exclusivamente pelo site da Prefeitura, como medida de prevenção ao coronavírus, evitando o contato da população com os formulários impressos.

“A participação de um número expressivo de pessoas através deste formulário online será muito importante para obtermos o retorno da população sobre o que eles estão enxergando como prioridade em suas localidades, porque desta vez não teremos o retorno através das escolas municipais, que sempre teve participação significativa na consulta pública. Em 2019, foram mais de 30 mil sugestões, elencando as áreas de ‘saúde’, ‘segurança’ e ‘pavimentação’ como as prioridades para investimento”, detalha o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

A consulta ficará aberta até o final do mês de julho, quando os dados serão consolidados para apresentação em audiência pública na Câmara de Vereadores. O questionário é simples. É necessário preencher seus dados pessoais, indicar quais seriam as três prioridades para o seu bairro ou região e propor sugestões. O cidadão que quiser indicar à administração municipal as três áreas que considera prioridade para seu bairro, pode participar pelo canal: http://www.pontagrossa.pr.gov.br/consulta-popular