Correio dos Campos

“Quali & Tec” discute o ensino à distância e futuras ações em reunião remota

5 de junho de 2020 às 18:05
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Nesta semana, representantes dos cursos técnicos de Ponta Grossa se reuniram em uma vídeo conferência convocada pela Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), em parceria com o Núcleo Regional de Educação, para discutir projetos futuros do programa digital “Quali & Tec”. O encontro teve como pauta a educação, onde os gestores das instituições trocaram experiências sobre o Ensino à Distância (EaD) durante o período de pandemia.

O “Quali & Tec” tem como finalidade informar estudantes de cursos técnicos e estagiários a respeito do mercado de trabalho e mantê-los atualizados sobre as empresas que estão se instalando no município. “A colocação no mercado de trabalho ficará com quem está estudando, se qualificando, se preparando”, explica o professor e coordenador de Administração da SMICQP e coordenador do projeto Quali & Tec, Nilton Cesar Bahls Gomes.

O projeto também é considerado como um estímulo aos estudantes para que continuem o aprendizado, mesmo diante de uma situação como a pandemia. “O Quali & Tec é muito importante para o incentivo aos alunos que, em conjunto com os professores, estão chamando todos a não desistirem”, ressalta a professora do colégio Regente Feijó, Anita Siqueira.

Um dos parceiros do Quali & Tec, o Sindilojas/Ponta Grossa, também participou da reunião remota com a presença do gerente, Rafael Ribeiro. O represenntante afirmou que o sindicato está disponível para colaborar com o que for necessário. “O Sindilojas habilita-se a trazer as empresas mais próximas ao Quali & Tec e, desta forma, angariar vagas de estágio e disponibilizá-las junto ao projeto”.

O último apontamento levantado na reunião foi sobre a possibilidade de um Feirão Remoto, marcado para o dia 17 de junho. A proposta da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional é fazer um evento de forma on-line onde os parceiros do projeto poderão disponibilizar cursos, vagas de emprego, cadastro de currículos e demais atividades voltadas à formação profissional dos estudantes. Ao final da reunião, Nilton Bahls ressaltou que na última semana de junho deve acontecer a próxima reunião e será divulgado os representantes da comissão do projeto Quali & Tec.

De acordo com Bahls, Ponta Grossa possui uma alta quantidade de estagiários e com uma comissão gerenciando o projeto é possível disponibilizar um material mais rico para os estudantes. “A Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, em conjunto com nossos parceiros, está fazendo o projeto caminhar da melhor forma possível”, explicou.