Correio dos Campos

UniSecal inicia ‘Seminários Jurídicos’ com palestrante internacional

Primeiro dia do evento contará com a presença do Dr. Alfons Aragoneses, diretamente da Espanha; palestra será on-line e em Espanhol
5 de maio de 2020 às 11:22
Alfons Aragoneses. (Reprodução) – Recht Als Kultur

COM ASSESSORIAS – Com a finalidade de aprofundar os estudos sobre o passado do Direito, a UniSecal está promovendo o evento ‘Seminários de História e Cultura Jurídica’. As palestras on-line, que contarão com professores internacionais e nacionais, acontecerão em 7, 14, 21 e 28 de maio, sempre às 18h. A atividade é promovida pelo curso de Direito da UniSecal e as vagas são limitadas. Sem custos, os interessados podem se inscrever gratuitamente no link (https://unisecal.edu.br/de-extensao/), clicando no botão e na aba ‘Palestras’.

Segundo a professora Ma. Karolyne Mendes, organizadora do evento, a primeira edição dos seminários possibilitará um maior domínio sobre o passado do Direito, uma formação qualificada sobre temas internacionais e nacionais relativos à História do Direito e um aperfeiçoamento do olhar crítico de nossas instituições.

Direcionado para estudantes dos cursos de Direito, História, Jornalismo e Serviço Social, bem como interessados no assunto, os ‘Seminários de História e Cultura Jurídica’ acontecerão na plataforma digital Zoom. De acordo com Karolyne, é uma oportunidade para os participantes “colocarem o Direito e a sua construção histórica como objeto de análise, onde terão a chance de relativizar, contextualizar e ‘desnaturalizar’ alguns dos institutos, leis, aspectos teóricos materiais e processuais da dogmática jurídica vigente”, explica a mestra em Direito.

Os participantes que estiverem presentes em três dos quatro dias do evento receberão um certificado no total de 6h. Porém, somente ganharão o certificado quem se inscrever nos seminários. As inscrições encerram em 11 de maio.

Palestrante Internacional

No primeiro dia do evento, em 7 de maio, a UniSecal receberá o doutor em Direito pela Universidade de Girona, na Espanha, Dr. Alfons Aragoneses, professor da Universitat Pompeu Fabra – Barcelona. O tema do seminário será ‘Entre Weimer y Núremberg – Transformaciones del Derecho entre democracia y dictadura‘ (Entre Weimer e Nuremberg – Transformações do Direito entre democracia e ditadura).

A primeira palestra será em Espanhol. Alfons também é pesquisador do Max Planck Institute for Legal History, Instituto que traz pesquisas históricas no campo do Direito e que contribui com os estudos jurídicos, as ciências sociais e humanidades históricas.

Serviço

Outras informações sobre os ‘Seminários de História e Cultura Jurídica’ no site da UniSecal. Os palestrantes dos outros dias do evento serão divulgados na sequência.

‘Seminários de História e Cultura Jurídica’;

Datas: 7, 14, 21 e 28 de maio de 2020;

Horário: 18h;

Local: Plataforma Zoom;

Inscrições: gratuitas no site https://unisecal.edu.br/.