Correio dos Campos

ACIPG discute desenvolvimento econômico pós-pandemia

Reunião na Prefeitura contou com o diretor-presidente da Invest Paraná, representando o governador
29 de abril de 2020 às 18:28
(Divulgação/ACIPG)

COM ASSESSORIAS – A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) esteve, na tarde de ontem (28), na Prefeitura Municipal, representada pelo diretor de Indústria Otto Ferreira Neto e pelo diretor de Tecnologia e Inovação Leonardo Puppi Bernardi, para uma reunião com prefeito Marcelo Rangel (PSDB) e o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, representando o governador Ratinho Júnior (PSD). No encontro, a ACIPG foi convidada para em parceria com a Prefeitura promover uma grande campanha para a valorização do comércio local, para amenizar os impactos da pandemia.

No encontro, o Conselho de Desenvolvimento Econômico De Ponta Grossa (CDEPG), apresentou o estudo elaborado pela a Câmara Técnica Permanente de Comércio e Serviços do CDEPG em parceria com o Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (Nerepp), do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), para demonstrar as demandas de investimentos emergenciais do estado, necessários para Ponta Grossa.

Bekin relatou que tanto no período de crise, quanto na retomada, o estado deve estar focado na manutenção do consumo para a garantia do trabalho, emprego e renda. “Temos que identificar quais os setores que iremos colocar dinheiro neste momento, no setor que traga um retorno rápido, não somente para a economia, mas para o estado e para as prefeituras”, disse o secretário, colocando o Governo do Estado à disposição de Ponta Grossa.

Bernardi comentou que a maioria dos empregadores são micro e pequenas empresas. Enquanto industrial, ele explica que o setor só não parou em virtude do comércio das pequenas cidades que não pararam. Além disso, a indústria não consegue parar instantaneamente, por outro lado, devido ao cenário, ocorreram reduções de jornada de trabalho e consequentemente de salário. Esta perda de renda do trabalhador, segundo ele, vai impactar no comércio local. “Devido a isso, mesmo com a abertura gradativa, a ACIPG entende que deve ser prestigiado o comercio local, pois o círculo de renda das pessoas, o comercio e a indústria é um só e não dá para separar. A indústria precisa da confiança das pessoas em consumir para não estagnar e a economia voltar a normalidade”, disse.

Rangel aproveitou o momento fez um pedido para ACIPG para em parceria com a Prefeitura realizar uma campanha com o objetivo da valorização do comércio local. Ele ressaltou que a município está trabalhando para amenizar os impactos da pandemia e que conta com a ajuda do Governo do Paraná e das entidades de Ponta Grossa para superar este momento difícil. “Temos que ser proativos com coisas novas, pois do jeito que está fica mais difícil abrir o comércio. Vamos resolver o problema de aglomeração com ideias e ampliar os setores que serão abertos com soluções”, disse o prefeito.

Já Ferreira salientou que a ACIPG desenvolveu diversos programas e iniciativas desde o início da crise, através do Programa de Apoio ao Empresário Associado (PAE), pensando não somente no período de distanciamento social, como também da retomada da economia em uma forma espiral, convergindo com as ações dos governos municipal, estadual e federal. Segundo ele, a forma espiral é focada nos bairros, que seria o consumo da base da pirâmide. “A ACIPG já está pensando em ações para quando a pandemia acabar. O que falta para o cidadão é saber tudo o que a cidade tem a oferecer, falta linkar isto tudo para que as pessoas saibam do potencial de Ponta Grossa”, finaliza o diretor, que vê como salutar a parceria da ACIPG com o Município.