Correio dos Campos

CDEPG disponibiliza relatório sobre impactos da Covid-19 na economia

Pesquisa realizada em parceria com a UEPG contou com 468 empresas
27 de abril de 2020 às 18:32
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Na tarde desta segunda-feira (27), a Câmara Técnica Permanente de Comércio e Serviços, juntamente com o Núcleo de Economia Regional e Políticas Públicas (Nerepp), do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) apresentaram para o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG) o relatório da pesquisa realizada entre os dias 14 e 21 de abril, com intuito de fazer um mapeamento dos impactos da pandemia da Covid-19 na economia da cidade. Os resultados da pesquisa foram demonstrados também para o prefeito Marcelo Rangel (PSDB), que é o presidente de honra do CDEPG.

O questionário foi respondido por 468 empresas dos setores como agricultura, indústria, serviços e comércio. De acordo com a professora Augusta Pelinski Raiher, pesquisadora do Nerepp, Considerou-se como população o total de estabelecimentos formais 8.664 da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) 2018, com isso, ela afirma que está se trabalhando com um nível de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

A área do comércio varejista foi a que mais respondeu a pesquisa, correspondendo a 24%, seguida da Gastronomia/Bares/Restaurantes (12%) e da Construção Civil e da Manutenção (cada uma com 10% de participação). Dessas áreas, mediu-se o total de estabelecimentos essenciais, identificando um percentual de 34%. As áreas do agronegócio, comércio atacadista, saúde, manutenção, transporte de cargas, construção civil e indústria, apresentaram mais da metade de seus estabelecimentos como essenciais.

Augusta salienta que entre os principais resultados está a queda no faturamento, principalmente nas empresas pequenas e não essenciais, como também que elas não conseguem sobreviver muito tempo se mantidas as restrições. Além disso, o impacto no emprego foi intenso, 50% das empresas já tomaram medidas de demissão até o momento. “Foi identificado que as medidas do governo ainda não foram significativas para amenizar os impactos nas empresas. Porém, foi diagnosticado que as empresas que estão fazendo diferente, se reinventando, conseguiram um sucesso maior para manter as receitas”, explica a professora que não vê um cenário favorável caso prossiga ou volte restrições na abertura no comércio e nos serviços.

Felipe Podolan, coordenador da Câmara Técnica Permanente de Comércio e Serviços, conta que foi identificada a necessidade de realização de pesquisa por perceber que as medidas governamentais estavam sendo tomadas sem a devida coleta de dados acerca de realidade dos setores produtivos. “Com o objetivo de subsidiar a Prefeitura, fomos atrás dos empresários e percebemos que os prejuízos são muito grandes, acarretando desemprego, queda de faturamento e dificuldade de manutenção dos negócios no curto prazo. Esses impactos poderão ser ainda mais profundos e de mais difícil, ou impossível, recuperação em caso de manutenção das restrições impostas”, afirma o coordenador.

Para o presidente do CDEPG, Wilson Oliveira, os dados obtidos demonstram o panorama desenhado pela crise gerada na economia. No entanto, cada região reage de uma forma diferente considerando peculiaridades locais. “Parabenizo a iniciativa da Câmara Técnica Permanente de Comércio e Serviços que foi além, se preocupando não somente com as áreas que lhe competem, mas em todo o ecossistema produtivo de Ponta Grossa. Estes dados nos nortearão de quais setores estão sendo mais afetados, para traçarmos estratégias para a retomada do desenvolvimento econômico pós-pandemia.”, afirma Oliveira, salientando que é importante a população saber do sentimento do empresariado local.

O prefeito parabenizou a iniciativa do CDEPG. Segundo ele, a Prefeitura contava com dados baseados na arrecadação do Município e pelo número de lojas fechadas. Ele ponderou que mesmo com a abertura dos shoppings ainda há uma indisposição para o consumo devido ao medo das pessoas quanto a Covid-19. “Com certeza vamos utilizar os dados na Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, para realizar programas de recuperação para os setores mais afetados”, disse Rangel, lembrando que até agora não viu nenhuma pesquisa como esta sobre os efeitos da pandemia.

Durante o decorrer desta semana, o CDEPG, através da Câmara Técnica Permanente de Comércio e Serviços divulgará de maneira mais detalhada os dados sobre a pesquisa. O Relatório da pesquisa sobre os impactos da Covid-19 na economia em Ponta Grossa está disponível no endereço:
https://cdepg.org.br/wp-content/uploads/2020/04/RELATORIO-%E2%80%93-IMPACTOS-DA-COVID-19-NA-ESTRUTURA-ECONOMICA-DE-PONTA-GROSSA-27042020.pdf