Correio dos Campos

Hospital da Criança passa a atender todo o fluxo infantil de urgência e emergência

25 de março de 2020 às 17:44
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Devido a pandemia do Covid-19 a Fundação de Saúde (FMS) passou a realizar mudanças nos fluxos de atendimentos dos pacientes, envolvendo a Atenção Básica, Especializada e de Urgência e Emergência. Diante do cenário atual mais uma alteração foi necessária, a partir de amanhã (26) todas as famílias que procuravam a Unidade de Pronto Atendimento Infantil, localizada na região da Santa Paula, deverão se dirigir até o atendimento do Hospital Municipal João Vargas de Oliveira.

A medida adotada é preventiva e temporária. “Tomamos esta decisão em virtude da UPA estar atendendo casos suspeitos de coronavírus, por isso a necessidade de migrar este público infantil e centralizar em apenas um local. Sendo assim, neste momento, a população de crianças que se enquadre em urgência e emergência será atendida no Hospital da Criança”, explica o secretário adjunto de saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco.

A decisão foi tomada com a intenção de melhorar o atendimento dos pacientes e não deixar eles expostos com possíveis suspeitos da doença. As crianças até 11 anos, 11 meses e 29 dias são as que podem procurar o serviço de urgência e emergência. “Nós reforçamos a importância de ficar em casa e procurar o Hospital da Criança somente em casos urgentes. A primeira escolha continua sendo a Unidade Básica de Saúde, havendo necessidade, a UBS encaminha para o HC”, destaca Manjabosco. A recomendação de não aglomerar as portas dos serviços de urgência e emergência continua valendo.