Correio dos Campos

Contra o COVID-19, Educação deve parar por tempo indeterminado

Na manhã desta quinta-feira (19), Secretaria Municipal de Educação comunicou aos funcionários sobre suspensão de todas as atividades escolares a partir desta sexta (20). Encontro pedagógico foi transferido
19 de março de 2020 às 14:52
(foto: PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa enviou, na manhã desta quinta-feira (19), comunicado às unidades escolares em que anuncia paralisação de todas as atividades nos CMEIs e Escolas já a partir desta sexta (20), contra a transmissão do COVID-19. A Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), que seria realizada nesta sexta, também foi suspensa e será praticada na data de retorno. A suspensão das aulas passa a ser por tempo indeterminado.

Mesmo com a manutenção das aulas até esta quinta (19), a SME registrou baixo comparecimento nas unidades escolares, que tiveram ausência de até 90% dos alunos matriculados.

Conforme a secretária de Educação, Esméria Saveli, as orientações seguem a evolução das recomendações das autoridades políticas e sanitárias a respeito da emergência em Saúde. “Levamos em consideração a avaliação de todas as autoridades relevantes neste processo: o prefeito Marcelo Rangel e a equipe municipal de Saúde, do governador Carlos Massa Ratinho Jr e, em âmbito federal, do Ministério da Saúde”, relata Esméria. “Desta forma, iremos acompanhar a evolução dos esforços contra a disseminação desta crise sanitária e humanitária antes de definirmos a data de retorno das aulas”, orienta.

Todos os profissionais da Educação que atuam nos CMEIs e Escolas municipais entram em licença remunerada, até o retorno, já nesta sexta. A reunião pedagógica que seria realizada nesta data, foi transferida. “Temos um grande projeto a ser construído neste ano, que é o Projeto Político-Pedagógico. A SME elaborou um trabalho muito rico para a orientação das equipes gestoras, para que tudo seja pensado e bem elaborado, e que seria estudado durante o HTPC. Mas haveria um lapso de tempo muito grande entre as discussões desta sexta e a retomada dos trabalhos. Portanto, será mais produtivo realizar este encontro no retorno dos trabalhos, assim que as aulas forem retomadas”, conta a secretária.

A data de retorno de servidores e dos alunos da rede municipal será comunicada com antecedência, assim que houver condições de saúde adequadas para as atividades escolares.

Segue a seguir o comunicado enviado à Rede Municipal:

COMUNICADO

Considerando a evolução do entendimento das autoridades políticas e sanitárias do Município de Ponta Grossa, do Estado do Paraná e do Ministério da Saúde, a respeito das ações necessárias à prevenção ao Coronavírus (COVID-19), a Secretária Municipal de Educação, professora Esméria de Lourdes Saveli, COMUNICA a toda a Rede Municipal de Educação:

Todas as atividades escolares estão suspensas já a partir desta sexta-feira (20). Nesta data, todos os profissionais das escolas entrarão em licença remunerada até o retorno das aulas.

A Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC), prevista para esta sexta-feira (20), será transferida para o primeiro dia de trabalho após o retorno das atividades, tendo em vista melhor aproveitamento do trabalho. Desta forma, o primeiro dia será para a discussão do Projeto Político-Pedagógico. A partir do segundo dia, as aulas serão retomadas.

A data de retorno às atividades seguirá o entendimento das autoridades políticas e sanitárias do Município, do Estado do Paraná e do Ministério da Saúde. A licença remunerada será mantida por tempo indeterminado, até novo pronunciamento oficial da Secretaria Municipal de Educação.