Correio dos Campos

Implante de primeiro ouvido biônico em Ponta Grossa é feito no HGU

Implante coclear é indicado para pacientes com perda auditiva severa e profunda
9 de janeiro de 2020 às 14:28
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Nesta quinta-feira (09), o Hospital Geral Unimed (HGU) realizou o primeiro implante coclear de Ponta Grossa, que durou cerca de quatro horas.

O aparelho é popularmente conhecido como ouvido biônico e o procedimento é indicado para pacientes com perda auditiva severa e profunda bilateral. O dispositivo eletrônico substitui, parcialmente, as células do ouvido interno, transformando sons em estímulos elétricos, que são enviados diretamente para o nervo auditivo.

Para a realização desse tipo de cirurgia, é necessário a disponibilidade de tecnologia e de equipe. “Envolve uma equipe muito grande, tecnologia e é uma cirurgia delicada. Envolve um conjunto muito grande de fatores, até que pudéssemos ter tudo isso reunido para fazer a cirurgia aqui na cidade”, explica João Eduardo Maestri, cirurgião responsável pelo procedimento.

De acordo com ele, o implante coclear vai permitir melhorar a qualidade de vida do paciente. “Mesmo com o uso de aparelhos auditivos bem regulados, muitas vezes, ele conseguia escutar, mas não entendia o som. Com o implante, ele vai poder escutar melhor, compreender melhor. É um grande ganho para a comunidade ter a disponibilidade de um serviço desse aqui em Ponta Grossa”.

Além de Maestri, dos profissionais de enfermagem e da instrumentadora, a equipe que também participou do procedimento foi composta pelo otorrinolaringologista André Ataíde, de Curitiba; pelo neurocirurgião Romero de Castro Vieira; pelo anestesista Marino Berardi e pelas fonoaudiólogas Natália Molina e Thaís Trevisan.