Correio dos Campos

Músico de Ponta Grossa apresenta recital “As cordas do coração”

Apresentação será na próxima segunda-feira, 09, com entrada gratuita
2 de dezembro de 2019 às 15:34
Foto: Silvio Ricardo Fernandes

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – A sabedoria, espiritualidade e a psiquê vão ganhar tonalidade na voz do músico João Luiz Gomes Junior em um recital especial de formatura. Aluno do Conservatório Maestro Paulino, João irá apresentar um repertório especial no dia 09 de dezembro às 20h na Igreja Luterana Bom Pastor no recital “As cordas do coração” que traz em canções à tona uma carga emocional daquilo que muitos denominam como: “livre arbítrio”. O recital é aberto ao público e terá entrada gratuita.

“As letras das músicas expressam todos os tipos de laços. Sejam os relacionamentos que se rompem, sejam por articulações e mancomunações, sejam por escravidão de seus próprios desejos, devido as opressões do mundo, sejam por clemência à misericórdia divina. A profundidade do tema ainda revela o fim de ciclos e começo de outros na minha vida. Por isso a temática é rica em detalhes que somente fazendo música se expressam além das palavras escritas”, explica João.

O repertório será composto por grandes nomes da música erudita, tais como, Vivaldi, Bach, Händel, Villa Lobos, Cezar Franck, Leonardo Vinci e Gaetano Donizetti. Serão cantados em cinco idiomas diferentes: português, italiano, alemão, latim e russo. Além disso, haverá um dueto com a Soprano Julcy Rodrigues acompanhado de um violão e violoncelo. O repertório está organizado em um arco de tensão e drama até a uma leveza e espiritualidade.

João Luiz Gomes Junior formou-se recentemente no Conservatório Maestro Paulino como cantor contratenor, o primeiro formado pela instituição. “O Conservatório, com toda certeza, é um laboratório para descobertas de talentos musicais. Foi lá que me encontrei como contratenor; e creio que todos os alunos que lá ingressam também. E por essa razão é uma satisfação imensa ter em meu curriculum o nome desta instituição. Pois foi ela a minha motivadora e incentivadora musical nos meus primeiros passos como cantor lírico”, relata João.

Em algumas peças o músico estará caracterizado, por objetos ou figurinos, trazendo informações ao público por outros sentidos. João explica que faz com que o cantor mergulhe mais fundo na interpretação e performance, de fato viva o personagem que canta. Além da parte musical o recital terá a participação de uma atriz Bianca Almeida com um monólogo e uma exposição de telas em óleo que retratarão o tema do recital com as letras.

Por dentro da história da música

Parte do repertório que será apresentado é Renascentista, de uma época marcada pelos os contratenores conhecidos como “castratis”. Algumas são excertos, árias de grandes obras de ópera e oratórios. Dentro desse repertório há uma música eletrônica adaptada para orquestra. Algumas músicas, João já apresentou em audições de classe do Conservatório Maestro Paulino, porém há duas peças na apresentação que são arranjadas pelo próprio músico. “E de inédito também terá um recitativo que compus especialmente para esse recital. Além disso o repertório contará com a participação de cantores convidados para a formação de um pequeno coral”, relata.