Correio dos Campos

Alunos das escolas municipais são premiados na ‘Maratona’ do Rotary

Maratonistas de competição intelectual receberam as premiações na noite desta quarta-feira no Teatro Ópera
31 de outubro de 2019 às 14:09
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental que realizaram as provas da edição 2019 da Maratona Intelectual do Rotary, em Ponta Grossa, participaram da cerimônia de premiação na noite desta quarta-feira (30). O aluno Kauan Fernando Traczykowiski, da Escola Municipal Aristeu Costa Pinto, ficou na 3ª colocação, enquanto a aluna Maria Vitória Fernandes da Silva, Escola Frei Elias Zulian, ficou em 4º lugar. Rafael Henrique Freire (CAIC) foi o primeiro colocado. Nesta edição participaram 436 alunos de Ponta Grossa, Castro, Teixeira Soares e Inácio Martins. As provas foram no primeiro sábado de outubro.

Além da entrega de certificados de participação, os cinco primeiros colocados receberam prêmios como tablets, smartphones e videogames. Professoras e escolas também foram homenageadas. Gilsimar Lazai, presidente do Rotary Clube Ponta Grossa, relembra que a Maratona Intelectual Alberto Olavo de Carvalho ocorre há 65 anos. “É o principal projeto do nosso clube. Acredito que a premiação seja um incentivo para os alunos. É muito gratificante conseguir uma premiação, um celular, um videogame, através de um esforço deles mesmos, estudando. Então ele pensa, imagina o que eu posso conseguir mais para frente, com esta educação que estou tendo”, acredita o presidente.

Para Simone Neves, supervisora de gestão pedagógica e de ensino e secretária interina de Educação, a Maratona possui significado especial. “Ela mostra o resultado de um trabalho realizado ao longo de todo o ano letivo, que é uma consequência. Os alunos são preparados pelos seus professores o ano todo, com os componentes curriculares, e a avaliação confirma todo o esforço realizado”, considera. Ela também comentou os bons resultados da rede municipal. “É uma vitória para o trabalho que a rede pública vem fazendo, um trabalho sério, de envolvimento de todos os nossos professores, gestores e da equipe da Secretaria Municipal de Educação. E cada vez mais a escola pública vem mostrando que ela tem qualidade e que realmente ela trabalha para que seus alunos tenham sucesso daqui para a frente”, anota Simone.

Alex Freire, pai de Rafael (1º lugar), conta que o menino e a irmã sempre estudaram na escola pública e que são gratos pelo sistema de ensino. “Independente da premiação, ficamos muito felizes pelo garoto que ele é, pela inteligência e pelo estudo. Ele foi premiado e a gente fica muito feliz, por ser nosso filho e por ser uma pessoa muito bacana, sensível e inteligente”, comenta o pai.

O menino Kauan (3º lugar) agradeceu aos professores pela sua conquista. Disse que a prova estava bastante difícil e que gosta de Matemática e Ciências. “Foi uma conquista grande na vida, para levar para o futuro, um aprendizado”, disse ele. A mãe, Márcia Gomes Correa, conta que ela e o esposo, que são professores, ajudam muito na educação. “Pretendemos continuar incentivando para que ele fique cada vez melhor”, conta a mãe.

1º lugar:

Rafael Henrique Freire

Professora Neide Gonçalves dos Santos

Centro de Atenção Integral à Criança

2º lugar:

Mateus Xavier Pereira

Professora Cynthia Cristine Mendes

Escola Santo Ângelo

3º lugar:

Kauan Fernando C. Traczykowiski

Professoras Ivete Eli Micaliski e Lucélia Smaha

Escola Municipal Aristeu Costa Pinto

4º lugar:

Maria Vitória Fernandes da Silva

Professora Zeila de Fátima Lucas

Escola Municipal Frei Elias Zulian

5º lugar:

Sofia Regailo Lopes

Professora Cynthia Cristine Mendes

Escola Santo Ângelo

Troféu Eficiência

(maior média de pontuação entre os alunos participantes)

Colégio Sagrada Família São José