Correio dos Campos

Ponta Grossa é oficializada como capital do Estado durante Feira Paraná/Efapi

23 de outubro de 2019 às 16:51
(Divulgação/PMPG)

COM ASSESSORIAS – O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, oficializou na manhã desta quarta-feira (23) a mudança da sede administrativa do governo para Ponta Grossa, que se torna capital do Estado como parte das programações da Feira Paraná/Efapi. O decreto tem validade até quinta-feira (24).

O ato ocorreu na sede da Prefeitura de Ponta Grossa, com a presença chefe do executivo municipal, Marcelo Rangel; vice-governador, Darci Piana; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Ademar Traiano; e demais autoridades que acompanharam a assinatura do decreto.

Segundo o prefeito Marcelo Rangel, a simbologia da mudança da sede administrativa do governo por dois dias para Ponta Grossa representa o resgate da credibilidade do Município ao longo dos últimos anos.

“Houve geração de emprego, renda e crescimento do PIB nos últimos quatro anos com números astronômicos. Esse ato é uma prova da nossa credibilidade e confiança que o governo do estado nos deu para sediar a capital e a mais importante feira agropecuária do estado”, destacou Rangel.

Para o governador paranaense, Ratinho Júnior, Ponta Grossa sediar a capital por dois dias é um marco por representar a região Campos Gerais do Paraná, que abrange mais de 20 municípios. Ele ainda pontuou que o ato é parte do reflexo econômico da cidade nas produções de riquezas internas do estado.

“Estamos colocando Ponta Grossa como capital do Estado a partir dessa metodologia nova de interiorização do nosso governo. É uma maneira de prestigiar a cidade, que é um dos pulmões da economia do nosso Estado e tem importância muito grande para o Paraná. Além disso, queremos descentralizar nossas decisões governamentais com os gestores locais”, apontou o governador.

Mudança para Ponta Grossa

Com o decreto que oficializa Ponta Grossa como capital, a cidade sedia todas as pastas do governo como propostas de descentralizar a administração pública.

Os gabinetes do governador e dos secretários ficarão no Centro de Eventos e Centro Agropecuário de Ponta Grossa. Cada pasta terá uma agenda própria com as secretarias congêneres de municípios da região. É a segunda vez que Ratinho Júnior visita a cidade na condição de governador.

Programação

Além do ato da assinatura do decreto de mudança da sede administrativa do governo paraense, Ratinho Júnior e Marcelo Rangel atenderam a imprensa por mais de 30 minutos durante uma coletiva na manhã desta quarta-feira, no Pavilhão Agrotech, no Centro de Eventos e Centro Agropecuário de Ponta Grossa, onde acontece a Feira Paraná/Efapi.

Após isso, secretários municipais de Ponta Grossa e os estaduais do governo se reuniram para estreitar relações entre as esferas administrativas. Durante a tarde, ocorrem reuniões individuais entre os gestores das pastas e a inauguração do Parque Ecotecnológico Professor Sérgio Escorsim.