Correio dos Campos

Festival Paranaense de Taiko reunirá 13 grupos em Ponta Grossa

Festival de tambores japoneses acontece entre os dias 11 e 13 de outubro
3 de outubro de 2019 às 16:18
(Divulgação/PMPG)

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – O 16º Festival Paranaense de Taiko irá movimentar Ponta Grossa entre os dias 11 e 13 de outubro, com a participação de 13 grupos do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, que mantém viva a tradição dos milenares tambores japoneses. Serão dezenas de atividades ligadas à cultura japonesa, todas no Parque Ambiental, com realização da Prefeitura de Ponta Grossa.

Durante os três dias, a cidade receberá cerca de 500 participantes, vindos de Cascavel/PR, Londrina/PR, Maringá/PR, Curitiba/PR, Paranavaí/PR, Castro/PR, Cornélio Procópio/PR, Bandeirantes/PR, Carlópolis/PR, São Paulo/SP, Dracena/SP e Itajaí/SC, além do público espontâneo vindo de diversas cidades, movimentando também o trade turístico.

A cerimônia de abertura será na sexta-feira, 11, a partir das 20h. Já a agenda de apresentações começa no sábado, 12 de outubro, às 14h, quando os tocadores de todos os grupos irão executar juntos a mesma música (Danketsuryoku), eu uma grande celebração que reunirá mais de 230 tambores. A programação terá na sequência diversos grupos, cada um com 20 minutos de apresentação: Fuurinkazan Taiko (Ponta Grossa), Zenshin Daiko (Cascavel), Hibiki Daiko (Itajaí), Sekiryu Daiko (Carlópolis), Wakandaiko (Maringá), Toukon Daiko (Bandeirantes), Kotobuki Taiko (Paranavaí) e Wakaba Taiko (Curitiba).

No domingo, 13, as apresentações retomam, também a partir das 14h, com Ryushin Daiko (Cornélio Procópio), Seishin Daiko (Dracena), Ishindaiko (Londrina) e Kokorozashi Taiko (Castro). Nos dois dias haverá ainda exibições do Coral
SOL, de Odori e de Kyudo Kai (arqueria japonesa).

As atividades irão acontecer todas no Parque Ambiental. Além das apresentações de taiko e danças folclóricas, o público poderá assistir e participar de demonstrações de artes marciais, arqueria e oficinas de brinquedos japonenses, origami e ikebana. Terão ainda ações voltadas aos jogadores de Pokémon Go; o Espaço da Sabedoria, com palestras e atividades sobre filosofia japonesa (com a Organização Internacional Nova Acrópole); exposição sobre a imigração japonesa nos Campos Gerais e o 1º Concurso de Cosplay de Ponta Grossa, que está com inscrições abertas até o dia 6 de outubro (serão seis prêmios que somam R$ 3,5 mil nas categorias Kids e Teen/Adulto).

Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Ministério da Cidadania), o 16º Festival Paranaense de Taiko tem o apoio da Makita, Kurashiki do Brasil e Suprema Sistemas Viários. Apoiam o Grupo de Taiko Fuurinkazan a Toyota Barigui, CEFEQ Ferramentas, Clínica Wambier, Alpar Ferramentas, Farmácias Nissei, Yuchen Alimentos Orientais, Sanepar, Jornal Paraná Nippo, Colégio Sepam e Colégio e Faculdades Sant’Ana.