Correio dos Campos

Biblioteca Pública de Ponta Grossa fica em 1º lugar em prêmio nacional

Ao todo 108 bibliotecas do país participaram do programa
2 de outubro de 2019 às 14:09
(Divulgação/PMPG)

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – A Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei, mantida pela Prefeitura de Ponta Grossa e Fundação Municipal de Cultura, alcançou o 1º lugar nacional no programa Conecta Biblioteca. Ao todo, 272 bibliotecas foram inscritas e 108 selecionadas em todo o Brasil para receberem o acompanhamento da ONG Recode e da Caravan Studios durante 15 meses, com o objetivo de atrair mais jovens atividades culturais. O resultado foi divulgado na tarde de ontem, 30 de setembro, e colocou Ponta Grossa em evidência em todo o país pela excelência e inovação neste período.

“A conquista do prêmio de ‘Bibliotecas Transformadoras’ é o reconhecimento do trabalho em equipe do Comitê In-Pulsação, e mostra o quanto nossa biblioteca pode ser um espaço para atividades inovadoras e acolhedoras para os jovens da cidade. Tive a oportunidade de coordenar o projeto, juntamente com Alfredo Mourão, e nos seis primeiros meses, ainda em 2018, planejamos a programação através de pesquisas com a comunidade e o comitê. Em 2019, colocamos em prática as atividades. A resposta dos participantes foi muito gratificante, principalmente por mostrar a importância da leitura e das ações culturais para o desenvolvimento profissional e cognitivo dos jovens”, afirma
Elisângela Schmidt, assistente cultural da Fundação Municipal de Cultura e coordenadora do Comitê Jovem In-Pulsação.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante, a premiação nacional foi uma grande satisfação e uma demonstração da seriedade do trabalho realizado pela equipe, tanto dos servidores da Biblioteca quanto dos que trabalharam diretamente com o Conecta. “Vale destacar o empenho de todos que desenvolveram os projetos e ações que culminaram nesta significativa premiação. Mais uma vez, a Fundação de Cultura de Ponta Grossa é destaque nacional”, completa.

O principal objetivo era aproximar-se ainda mais da comunidade de Ponta Grossa, estimando, com isso, um aumento de 60% no número de público alcançado em relação a 2018. Para atingir essa meta, foi criado, no ano passado, um Comitê Jovem para realizar pesquisas com a comunidade, incluindo estudantes de Ensino Médio, universitários e profissionais já graduados. Os integrantes realizaram entrevistas com pessoas da comunidade para saber o que a população esperava da Biblioteca Pública. Foram ouvidas 351 pessoas em 32 entrevistas, entre conversas individuais e com grupos focais.

Entre as ações realizadas tiveram clubes de leitura para jovens e adultos com autores da cidade (participaram os escritores Lucas Walker, Kleber Bordinhão, Ramon Ronchi, Miguel Sanches Neto, Phellip Willian e Melissa Garabeli), exposição de fotografias do projeto Lente Quente e distribuição de poesia com alunos do Colégio Estadual José Elias da Rocha. Aconteceram oficinas de booktuber (com a youtuber Nicoly França, com as jornalistas Luana Caroline do Nascimento e Marina Semensati e a publicitária Aline Kovalski), de teatro (com a atriz Michella França), de produção de podcast (com o jornalista André Bida), de criação, rima e composição (com o músico João Triska e o rapper Santa Rima), de canções instantâneas (com os músicos Maurício Pereira e Tonho Penhasco) e de poesia alternativa (com as acadêmicas Letiellen Teixeira Bueno e Camila Ienke, do curso de Letras). Também passou a integrar a agenda da Biblioteca Pública os encontros do #vemvestiba, com debates sobre as obras literárias cobradas nos vestibulares da UEPG que também estão disponíveis no acervo para empréstimo.