Correio dos Campos

Vencedores da Gincana Princesa em Festa recebem premiação

Campanha desenvolveu ações voluntárias ao longo de 30 dias como parte das comemorações de aniversário de 196 anos da cidade
16 de setembro de 2019 às 14:32
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa entregou no domingo (15) a premiação aos vencedores das categorias da Gincana Princesa em Festa, campanha que desenvolveu ações voluntárias ao longo de 30 dias como parte das comemorações de aniversário de 196 anos da cidade.

Os vencedores receberam troféu e um bolo. A premiação simbólica também marcou o encerramento da Feira do Livro, promovida pela Prefeitura de Ponta Grossa. A eleição aconteceu dois dias antes, na sexta-feira (13), depois que os participantes apresentaram aos jurados a maneira como desempenharam as atividades escolhidas. Ao todo, a gincana teve 157 adesões.

“Realmente foi uma ideia que vingou, pois vimos a alegria das pessoas que participaram. Vimos que cada um fez aquilo que mais sabia fazer, oferecendo para Ponta Grossa essas surpresas espetaculares. A premiação encerrou bem a programação porque a gincana não foi uma competição de um contra o outro, mas para demonstrar o amor à cidade”, ressaltou a vice-prefeita Elizabeth Schmidt, que coordenou a gincana. A Fundação Municipal de Cultura também auxiliou no andamento da iniciativa.

A ação voluntária precisou ter sido executada entre 10 de agosto e 10 de setembro para entrar na disputa. Além disso, os candidatos deveriam apresentar algum tipo de registro em foto ou vídeo para mostrar às comissões.

As atividades abrangeram seis eixos (cultura, cidadania, meio ambiente, esporte e recreação, turismo e saúde). Qualquer pessoa e/ou instituição pública ou privada pôde participar. Todos receberam certificado no momento da apresentação. Já o primeiro em cada uma das áreas temáticas ganhou troféu e um bolo comemorativo ao aniversário da cidade.

A estudante Vilma Martins, de 35 anos, e sua equipe venceu na categoria Cidadania. Ela escolheu a tarefa 116, que estipulava a realização de um bazar tendo como troca um abraço. A ação aconteceu no dia 31 de agosto, na praça do bairro Jardim Esplanada.

“Escolhermos essa tarefa por não ter valor em dinheiro, mas por afetividade, tanto que quando falávamos que não envolvia dinheiro, as pessoas não acreditavam porque é difícil hoje em dia alguém oferecer um abraço e ainda mais receber uma roupa em troca”, comentou.

A Academia Ponta-grossense de Letras e Artes venceu na categoria Cultura. Os acadêmicos escolheram declamar poesias em locais públicos de aglomeração durante 20 dias, sendo a tarefa de número 95.

“Temos a parte e literária na academia e a poesia envolve tudo isso. Escolhemos essa tarefa pra contemplar todos os acadêmicos para mostrar seus talentos”, declarou Dione Navarro, presidente da academia.

Na categoria Esporte, os jurados escolheram a escola Sagrada Família como a instituição que melhor desempenhou a atividade. Com a tarefa 152, alunos e professores fizeram uma caminhada rústica, saindo e Uvaranas até Nova Rússia.

“Envolvemos 276 alunos e mais 15 professores. Foi no dia 3 de setembro e foi um sucesso. Foi um total de 3,9 quilômetros”, comemorou Fabiane Camacho, representante do colégio na premiação.

Com a limpeza de parques e praças de Ponta Grossa, a equipe Ágile Karatê Shubu-Dô se tornou a melhor na categoria Meio Ambiente. A atividade representou a tarefa 11. O coordenador do projeto, Guilherme Jocopetti, conta que as crianças que participam das aulas de artes marciais foram quem sugeriram a adesão.

“É um projeto gratuito e os alunos são da comunidade. Escolhemos três atividades. A ideia veio dos próprios alunos que trouxeram para mim a iniciativa e partindo do princípio de ajudar ao próximo, decidimos aderir”, ratificou.

Já o grupo CONEA, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ganhou na categoria Saúde. A equipe promoveu uma oficina gratuita de alimentação saudável na escola estadual Espírito Santo, em Oficinas. A atividade simbolizou a tarefa 52.

“Fazemos oficinas em escolas sobre alimentação saudável para as crianças entenderem que as plantas também são comestíveis. A adesão foi boa, pois tivemos alunos de várias turmas, além de professores”, comentou Heloísa Ramos. Ela desempenhou a atividade ao lado do colega de curso Luan monteiro.