Correio dos Campos

PG é destaque no Estado em arrecadação de ICMS

Levantamento realizado pela Receita Estadual indica que o incremento na arrecadação do município foi superior a média estadual
6 de agosto de 2019 às 17:37
(Reprodução/Internet)

IMPRENSA/Ponta Grossa – O Município de Ponta Grossa é mais uma vez destaque em arrecadação de ICMS no estado do Paraná. Em levantamento realizado pela 3ª Delegacia Regional da Receita (3ª DRR), Ponta Grossa registrou, de janeiro a julho deste ano, incremento na arrecadação de ICMS oito vezes superior ao incremento na arrecadação estadual do tributo, comparativo com o mesmo período de 2017. Este ano, Ponta Grossa já havia despontado como a única a registrar crescimento no ranking entre as 10 maiores no repasse pelo estado do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ocupando a 5ª posição.

“Esse levantamento que nos coloca com incremento oito vezes superior ao do estado em arrecadação de ICMS, deixa Ponta Grossa mais uma vez em destaque no Paraná. O aumento crescente na arrecadação do tributo e no repasse que recebemos do estado é reflexo do segundo grande ciclo de industrialização vivido pelo município, que teve início em 2013 com a atração de grandes indústrias e novas empresas para investirem na cidade. O ICMS é hoje a maior receita que o Município tem de transferência constitucional, representando cerca de 30% do nosso orçamento”, detalha o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

De acordo com levantamento da Receita Estadual, de janeiro a julho deste ano, o município registrou incremento nominal de 4,53% em comparação ao mesmo período de 2018. Os números colocam Ponta Grossa como a principal na arrecadação do ICMS na região dos Campos Gerais, somando mais de R$ 483 milhões, o que corresponde a mais de 70% de todo o tributo arrecadado na região.