Correio dos Campos

Controladoria realiza orientação e capacitação a entidades sociais

Ação reuniu 53 pessoas de 20 entidades que recebem recursos de transferências voluntárias
27 de junho de 2019 às 20:08
(Divulgação/PMPG)

Gustavo Ban/Ponta Grossa – Na manhã desta quinta-feira (26), a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Controladoria Geral do Município (CGM), realizou mais um treinamento para as entidades recebedoras de recursos públicos provenientes de transferências voluntárias. A atividade, que teve como objetivo orientar sobre as readequações no Sistema de Prestação de Contas Municipais (STVM), execução e prestação de contas, aconteceu no Conservatório Maestro Paulino e reuniu 53 pessoas de 20 entidades relacionadas à Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa.

De acordo com a CGM, as readequações visam maior agilidade e transparência no acompanhamento realizado pelo Condente e pela Controladoria e, também, da prestação de contas para tomador, concedente e Controladoria. Além disso, foi apresentado durante a atividade o canal de comunicação no Sistema de Prestação de Contas Municipais (STVM), criado para que cada entidade tenha contato direto com a CGM e possa esclarecer dúvidas sobre as transferências de forma rápida e eficaz.

O Controlador Geral do Município, Lauro Costa, reforça ainda que as readequações no sistema contribuem na otimização de recursos e tempo. “Com as mudanças haverá economia com papéis, combustível de deslocamento e tempo de trabalho para todos”, reforça.

Para o presidente da Vila Vicentina Casa da Acolhida, João Osorio Carneiro da Matta, o treinamento foi fundamental. “A legislação é burocrática e quando a Controladoria se coloca a disposição de um diálogo e desenvolvimento de um sistema que procura facilitar a comunicação e orientação, resulta em grandes benefícios para que a gente possa fazer com o nosso trabalho”, ressalta. O representante da Associação Ministério Melhor Viver, João Elyseu Montes, complementa ainda que a criação do canal de comunicação é uma importante forma de resolução, “por que dúvidas sempre vão existir, mas quando existe um bom relacionamento fica mais fácil de resolver”, finaliza.