Correio dos Campos

Biblioteca Pública oferece oficina sobre obras do vestibular da UEPG neste sábado

14 de junho de 2019 às 21:20
(Divulgação/PMPG)

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – Os estudantes que irão concorrer ao Vestibular de Inverno da UEPG terão a oportunidade de três encontros especiais para debater e analisar as obras que serão exigidas como leituras obrigatórias para a prova. Neste sábado, 15 de junho, a Biblioteca Pública Municipal Prof. Bruno Enei, mantida pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, realiza a primeira oficina do #VemVestiba, falando sobre o livro ‘Vestido de Noiva’, de Nelson Rodrigues, e sobre técnicas de redação. A atividade acontece às 14h e é aberta a qualquer interessado.

Já no sábado seguinte, 22 de junho, serão debatidas as obras ‘Vidas Secas’, de Graciliano Ramos, e ‘Toda Poesia’, de Paulo Leminski, contando com a participação do escritor Kleber Bordinhão. O último encontro será no dia 29 de junho para debater as obras ‘Quarto de Despejo: diário de uma favelada’, de Carolina Maria de Jesus, e ‘Obra Completa’, de Murilo Rubião. Todos os livros estão disponíveis no acervo da Biblioteca Pública para empréstimo.

“Esta é a segunda edição do #VemVestiba. Ano passado tivemos uma boa procura, com retorno de candidatos nos relatando a importância da atividade para a aprovação deles no vestibular. Essa é uma oportunidade de auxiliar os jovens que estão buscando uma vaga na universidade a conhecer mais sobre as obras exigidas pela UEPG e também sobre técnicas de redação, aproximando eles do mundo da literatura e das ações desenvolvidas na Biblioteca Pública”, destaca o diretor do Departamento de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Eduardo Godoy.

A atividade contempla a pesquisa de campo realizada pelo Comitê Jovem Impulsação, do programa Conecta Biblioteca, do qual a Biblioteca Pública de Ponta Grossa foi uma das contempladas nacionalmente. Ao longo de três meses, os integrantes do comitê ouviram a comunidade local para saber o que esperam de uma biblioteca pública. Durante a segunda etapa do programa, que começou no início de 2019, os jovens, junto com a direção da unidade, estão colocando em prática ideias para atender às demandas solicitadas pela comunidade.