Correio dos Campos

Prefeitura e Conselho realizam IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

23 de maio de 2019 às 22:00
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS), Fundação Municipal de Assistência Social (FASPG) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), realizou hoje (23) a IV Conferência Municipal do Idoso, com a temática: Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas. A atividade aconteceu no CECON do bairro Nova Rússia, com programação das 8h às 17h.

O objetivo da conferência foi promover um debate amplo sobre as políticas públicas já existentes e possíveis melhorarias, além de eleger os delegados que irão representar o município na edição estadual da conferência, que acontece em setembro deste ano. “Esse debate é importante para dar oportunidade aos usuários desses serviços, de exporem suas opiniões e proporem sugestões ao poder público”, explica a Presidente do CMDPI, Marisa Pereira Camargo.

A Conferência foi aberta ao público; participaram da programação todos os idosos usuários dos Centros de Convivência do Idoso (CECON), Centros de Referencia Especializado de Assistência Social(CREAS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), profissionais da área e interessados. “Contamos com profissionais comprometidos para debater os temas e principalmente garantimos aos idosos o direito de participar ativamente do poder público, oferecendo propostas, ideias e fomentando discussões sobre os serviços que eles utilizam”, destaca a secretaria da SMPPS e presidente da FASPG, Simone Kaminski. As propostas aprovadas hoje estarão no relatório final da conferência através de diretrizes e deliberações e serão apresentadas na Conferência Estadual, pelos delegados eleitos.

Foram realizadas pré-conferências entre os meses de março e abril de 2019, em todos os CECON do município. Eixos de saúde, transporte, lazer, previdência social, assistência social e outros que envolvem a qualidade vida do idoso entraram em pauta nos encontros. Ivonete de Souza tem 70 anos e participa das atividades oferecidas pela Prefeitura por meio do CECON há cinco anos, ela destaca a importância do município oferecer estes serviços. “O atendimento é muito bom, os profissionais estão sempre dispostos a nos atender e é ótimo ter a oportunidade de participar de uma conferência como essa e contribuir com o que achamos necessário”, afirma.