Correio dos Campos

Em PG, entrega de medalhas marca solenidade alusiva ao Patrono da Polícia Militar

20 de Maio de 2019 às 13:52
(Fotos: Divulgação/Polícia Militar)

4º CRPM/1º BPM – Para celebrar a memória do Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, Patrono da Polícia Militar do Paraná, o 1º BPM realizou uma solenidade militar na manhã desta segunda-feira (20).

O evento aconteceu na sede do Batalhão, no Bairro da Ronda, e contou com a presença de diversas autoridades civis e, militares do Exército, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além de professores e alunos do Colégio Vila Militar – CESCAGE.

Durante a solenidade, reconhecendo a abnegação e os bons serviços prestados à comunidade, vinte integrantes da Corporação foram condecorados com as “Medalhas Policial – Militar” de bronze e de prata, concedidas aos militares que completaram, respectivamente, 10 e 20 anos de serviço.

O 1º BPM esclarece que, na passagem de mais um dia 17 de maio, data de nascimento do Coronel Sarmento, tem-se por dever cívico enaltecer seus feitos históricos e seu elevado patriotismo, características que o tornaram Patrono da PM no Estado.

História

O Coronel Joaquim Antonio de Moraes Sarmento nasceu no Estado do Ceará, no dia 17 de maio de 1882, vindo para o Paraná em 1903.

Ingressou na Polícia Militar do Paraná, à época Regimento de Segurança, no dia 29 de julho de 1907, então com 25 anos de idade. De 1912 a 1926, participou de todas as operações revolucionárias no Estado. Durante este tempo, recebeu muitas condecorações, dentre elas a “Medalha de Serviços Militares”.

Tomou parte na “Campanha do Contestado” e, durante a “Batalha do Irani”, em 22 de outubro de 1912, enfrentando os jagunços do falso monge “José Maria”, na tentativa de salvar seu Comandante, Coronel João Gualberto, foi ferido gravemente no olho direito. Sobrevivendo heroicamente à batalha, o Coronel Sarmento faleceu em 21 de abril de 1934.